Logo R7.com
RecordPlus
Christina Lemos - Blogs

De ônibus, brasileiros em Gaza tentarão cruzar 32 km para se salvar

Resgate via Egito de um grupo de 26 brasileiros que está sob bombardeio na Faixa de Gaza é operação considerada de alto risco pelas autoridades

Christina Lemos|Do R7

  • Google News
Cerco à Gaza: brasileiros buscam saída pela fronteira com o Egito
Cerco à Gaza: brasileiros buscam saída pela fronteira com o Egito

Em Gaza, é curta a distância que separa um grupo de brasileiros que tenta ser resgatado nas próximas horas da região conflagrada, sob intenso bombardeio, e sujeita a bloqueio total e risco iminente de invasão por terra por tropas de Israel. Apenas 32 km representam a liberdade e a chance de sobrevivência para 26 brasileiros, ao chegarem ao território egípcio.

A distância separa o centro de Gaza do posto de Rafah — único acesso à fronteira do Egito e única saída fora do bloqueio que separa o local do território israelense. Nesta terça-feira, quarto dia do conflito, no entanto, a fronteira com o Egito permanece fechada, e a Faixa de Gaza continua sob intenso bombardeio. 


Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp

Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp


Compartilhe esta notícia pelo Telegram

Um ônibus, fretado pela diplomacia brasileira na Cisjordânia, está a postos para o transporte. A operação é complexa e depende do sinal verde de autoridades no Egito e na Cisjordânia e de eventuais contatos intermediados com lideranças do próprio Hamas — o grupo que controla a região. Por essa razão, apesar da curta distância a ser percorrida pelos 26 brasileiros cadastrados para repatriação, a operação é considerada a mais arriscada de todas, no mesmo dia em que pelo menos 220 brasileiros serão retirados de Tel Aviv por via aérea.


O resgate desses brasileiros em condições consideradas “dramáticas” é urgente, principalmente pelo risco de recrudescimento do conflito, com a iminente invasão por terra da Faixa de Gaza — etapa tida como certa no conflito que se desenrola entre Israel e o Hamas. O destino do grupo, uma vez alcançada a fronteira com o Egito, será o aeroporto do Cairo, onde receberá assistência da diplomacia brasileira para o retorno ao Brasil. Ainda não há previsão de pouso de aeronave militar brasileira no Egito para o transporte.

Domo de Ferro: como funciona o sistema antimíssil de Israel

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.