Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Christina Lemos - Blogs
Publicidade

De ônibus, brasileiros em Gaza tentarão cruzar 32 km para se salvar

Resgate via Egito de um grupo de 26 brasileiros que está sob bombardeio na Faixa de Gaza é operação considerada de alto risco pelas autoridades

Christina Lemos|Do R7

Cerco à Gaza: brasileiros buscam saída pela fronteira com o Egito
Cerco à Gaza: brasileiros buscam saída pela fronteira com o Egito Cerco à Gaza: brasileiros buscam saída pela fronteira com o Egito

Em Gaza, é curta a distância que separa um grupo de brasileiros que tenta ser resgatado nas próximas horas da região conflagrada, sob intenso bombardeio, e sujeita a bloqueio total e risco iminente de invasão por terra por tropas de Israel. Apenas 32 km representam a liberdade e a chance de sobrevivência para 26 brasileiros, ao chegarem ao território egípcio.

A distância separa o centro de Gaza do posto de Rafah — único acesso à fronteira do Egito e única saída fora do bloqueio que separa o local do território israelense. Nesta terça-feira, quarto dia do conflito, no entanto, a fronteira com o Egito permanece fechada, e a Faixa de Gaza continua sob intenso bombardeio. 

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp

Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp

Publicidade

Compartilhe esta notícia pelo Telegram

Um ônibus, fretado pela diplomacia brasileira na Cisjordânia, está a postos para o transporte. A operação é complexa e depende do sinal verde de autoridades no Egito e na Cisjordânia e de eventuais contatos intermediados com lideranças do próprio Hamas — o grupo que controla a região. Por essa razão, apesar da curta distância a ser percorrida pelos 26 brasileiros cadastrados para repatriação, a operação é considerada a mais arriscada de todas, no mesmo dia em que pelo menos 220 brasileiros serão retirados de Tel Aviv por via aérea.

Publicidade

O resgate desses brasileiros em condições consideradas “dramáticas” é urgente, principalmente pelo risco de recrudescimento do conflito, com a iminente invasão por terra da Faixa de Gaza — etapa tida como certa no conflito que se desenrola entre Israel e o Hamas. O destino do grupo, uma vez alcançada a fronteira com o Egito, será o aeroporto do Cairo, onde receberá assistência da diplomacia brasileira para o retorno ao Brasil. Ainda não há previsão de pouso de aeronave militar brasileira no Egito para o transporte.

Domo de Ferro: como funciona o sistema antimíssil de Israel

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.