Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Airbus e Renault Group avançam na pesquisa sobre eletrificação

Parceria serve para tecnologias maduras associadas a sistemas de baterias de última geração

Luiz Fara Monteiro|Do R7

Airbus e Renault: pesquisa sobre eletrificação
Airbus e Renault: pesquisa sobre eletrificação Airbus e Renault: pesquisa sobre eletrificação

Airbus e Renault Group, líderes mundiais nas indústrias aeroespacial e automotiva, assinaram um acordo de pesquisa e desenvolvimento que visa aumentar transversalidades e sinergias para acelerar os roteiros de eletrificação de ambas as empresas, melhorando seu alcance respectivo de produtos. Essa parceria ajudará a Airbus a amadurecer as tecnologias associadas às futuras aeronaves híbridas-elétricas e será detalhada no Airbus Summit, que acontecerá de 30 de novembro a 1º de dezembro.

Como parte dessa parceria, as equipes de engenharia da Airbus e do Grupo Renault unirão forças para amadurecer tecnologias relacionadas ao armazenamento de energia, que continua sendo um dos principais obstáculos para o desenvolvimento de veículos elétricos de longo alcance. O acordo de cooperação abrangerá principalmente os tijolos tecnológicos relacionados à otimização do gerenciamento de energia e à melhoria do peso da bateria, e procurará os melhores caminhos para passar das químicas celulares atuais (íon de lítio avançado) para todos os projetos de estado sólido que possam dobrar a densidade de energia de baterias no período de 2030.

O trabalho conjunto também estudará o ciclo de vida completo das futuras baterias, desde a produção até a reciclabilidade, a fim de preparar a industrialização desses futuros projetos de bateria, avaliando sua pegada de carbono em todo o seu ciclo de vida.

“Pela primeira vez, dois líderes europeus de diferentes setores estão compartilhando conhecimento de engenharia para moldar o futuro das aeronaves híbridas-elétricas. A aviação é um campo extremamente exigente em termos de segurança e consumo de energia, assim como a indústria automobilística. No Grupo Renault, nossos 10 anos de experiência na cadeia de valor de veículos elétricos nos fornecem alguns dos mais fortes feedbacks do campo e experiência no desempenho de sistemas de gerenciamento de bateria. Impulsionados pela mesma ambição de inovar e reduzir a pegada de carbono, nossas equipes de engenharia estão trocando com as da Airbus para convergir tecnologias transversais que permitirão operar aeronaves híbridas e desenvolver os veículos de amanhã”, disse Gilles Le Borgne, EVP, Engenharia, Grupo Renault.

Publicidade

“Esta parceria entre setores com o Grupo Renault nos ajudará a amadurecer a próxima geração de baterias como parte do roteiro de eletrificação da Airbus”, disse Sabine Klauke, diretora técnica da Airbus. “Alcançar emissões líquidas de carbono zero até 2050 é um desafio único que requer cooperação entre setores, começando hoje. Reunir a experiência do Grupo Renault em veículos elétricos com nosso próprio histórico em demonstradores de voo elétricos nos permitirá acelerar o desenvolvimento das tecnologias disruptivas necessárias para futuras arquiteturas de aeronaves híbridas na década de 2030 e além. Também promoverá o surgimento de padrões técnicos e regulatórios comuns em apoio às soluções de mobilidade limpa necessárias para atingir nossas metas climáticas”.

As tendências tecnológicas estão se movendo na mesma direção. A cooperação da Airbus e do Grupo Renault em eletrificação desempenhará um papel importante na mudança do cenário do transporte, contribuindo com sucesso para a ambição de emissões líquidas zero até 2050, tanto no setor automotivo quanto no setor de aviação.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.