Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Luiz Fara Monteiro

Avião Solidário da LATAM transporta gratuitamente de Manaus para o Zoológico de São Paulo primata para a conservação da espécie

Animal estava sob cuidados do IBAMA após ser resgatada de condições inadequadas para a sua sobrevivência

Luiz Fara Monteiro|Luiz Fara MonteiroOpens in new window

Avião Solidário da LATAM: fêmea de sauim-de-coleira recebeu um novo lar Dayse Campista

Graças ao transporte gratuito realizado na última semana (26/9) pelo programa Avião Solidário da LATAM, em parceria com a AZAB (Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil), uma fêmea de sauim-de-coleira (Saguinus bicolor), espécie criticamente ameaçada de extinção, recebeu um novo lar. O foco da ação é a conservação da espécie.

O transporte foi realizado após consulta ao Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros (CPB), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela gestão de primatas ameaçados no Brasil. O órgão recomendou a transferência para a formação de novos grupos da espécie sob cuidados humanos. O objetivo é aumentar a variabilidade genética das populações dessa espécie sob cuidados humanos, de acordo com as diretrizes do Plano de Ação Nacional para Conservação do Sauim-de-coleira (PAN), do ICMBio.

A espécie é endêmica da região de Manaus (AM) e está classificada como Criticamente Ameaçada (CR) pela Lista Nacional de espécies ameaçadas de extinção do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) devido à perda e fragmentação de seus habitats naturais. Após ser resgatada de condições inadequadas para sua sobrevivência, como áreas desmatadas, com risco de atropelamento e focos de incêndio, ela passou por um processo de reabilitação no Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Agora, devido a impossibilidade de retorno à natureza, o animal receberá todos os cuidados necessários para garantir o seu bem-estar, além de contribuir e somar esforços na conservação da espécie no Zoológico de São Paulo, uma tradicional instituição referência em reprodução e conservação de espécies ameaçadas.

O transporte gratuito foi realizado por meio da LATAM Cargo em voo direto que partiu de Manaus com destino a São Paulo (aeroporto de Guarulhos) e evitou um deslocamento terrestre de quase 4 mil quilômetros entre as instituições, reduzindo para quatro horas um percurso que levaria mais de 50 horas em automóvel.


Este é o quarto sauim-de-coleira transportado pelo Avião Solidário da LATAM somente neste mês. Os outros três primatas seguiram de Manaus para o Zoológico de Brasília, também para conservação da espécie.


AVIÃO SOLIDÁRIO JÁ PROTEGEU MAIS DE 4,6 MIL ANIMAIS NO BRASIL

Em 13 anos de existência, o programa Avião Solidário da LATAM em conjunto com instituições parceiras já realizou o transporte gratuito de mais de 868 toneladas de cargas e 4,6 mil animais no Brasil. Além dos 282 milhões de vacinas contra a COVID-19 transportadas para todos os estados brasileiros, o programa completou a marca de mais de 200 toneladas de doações (cestas básicas, água, fraldas descartáveis, cobertores, entre outros itens) e 130 voluntários (médicos, enfermeiros, veterinários e bombeiros) transportados gratuitamente na recente crise do Rio Grande do Sul desde 4 de maio de 2024.


O Avião Solidário está conectado com a frente de Valor Compartilhado da Estratégia de Sustentabilidade do grupo LATAM, para colocar à disposição da América do Sul toda a experiência logística e a conectividade da companhia. Atualmente, o Avião Solidário também tem parcerias com diferentes instituições no Brasil, como Amigos do Bem, Movimento União BR, Gastromotiva, Por1Sorriso, Instituto Rodrigo Mendes, Amazone-se e SOS Mata Atlântica.

Sobre o Grupo LATAM

A LATAM Airlines S.A. e suas subsidiárias são o principal grupo aéreo da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, Estados Unidos e o Caribe.

O grupo LATAM possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777 e 787 e Airbus A321, A320, A320neo e A319.

LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as subsidiárias de carga do grupo LATAM, possuindo uma frota combinada de 19 aeronaves de carga. Essas subsidiárias de carga contam com acesso as aeronaves de passageiros do grupo e operam na rede do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para transporte de cargas. Além disso, oferecem uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender às necessidades de seus clientes.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.