Luiz Fara Monteiro Avião Solidário da LATAM transporta gratuitamente para Brasília quatro mutuns-de-alagoas 

Avião Solidário da LATAM transporta gratuitamente para Brasília quatro mutuns-de-alagoas 

Objetivo é a conservação da espécie. Aves oriundas do Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, têm como destino final o Zoológico de Brasília

Avião Solidário da LATAM: transporte gratuito de Foz do Iguaçu para Brasília de quatro mutuns-de-alagoas
Avião Solidário da LATAM: transporte gratuito de Foz do Iguaçu para Brasília de quatro mutuns-de-alagoas LATAM - Divulgação

Quatro indivíduos híbridos de mutum-de-alagoas (Pauxi mitu) receberam um novo lar nesta quarta-feira (7/2) graças ao transporte gratuito pelo Avião Solidário da LATAM de Foz do Iguaçu (PR) para Brasília (DF). Há 11 anos, o programa coloca à disposição da América do Sul toda a experiência logística e conectividade da companhia aérea para o transporte gratuito de pessoas, animais e cargas em emergências de saúde, meio ambiente e catástrofes. O mutum-de-alagoas é classificado como uma espécie Extinta da Natureza (EW) pela União Internacional para a Conservação da Natureza - UICN, cujos esforços de conservação se baseiam em indivíduos mantidos sob cuidados humanos.

O transporte aéreo gratuito do Avião Solidário da LATAM reduziu de 20 para 7 horas o deslocamento entre as duas instituições na comparação com um transporte terrestre. As aves foram embarcadas pela LATAM Cargo em um voo que partiu de Foz do Iguaçu às 9h55, fez uma conexão em São Paulo/Congonhas e foram desembarcados às 16h55 em Brasília.

Os animais transportados vieram do Parque das Aves, instituição que teve uma experiência bem-sucedida de reprodução desta espécie. O seu destino final é o Zoológico de Brasília, conforme recomendações do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (CEMAVE/ICMBio) e da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB) por seus esforços relacionados ao Plano de Ação Nacional para Conservação das Aves da Mata Atlântica.

AVIÃO SOLIDÁRIO JÁ PROTEGEU MAIS DE 4,6 MIL ANIMAIS NO BRASIL

Os quatro indivíduos de mutum-de-alagoas (Pauxi mitu) são os primeiros animais transportados gratuitamente pelo Avião Solidário da LATAM no Brasil em 2024. Com 11 anos de existência, o programa já beneficiou mais de 140 milhões de pessoas no Brasil com o transporte gratuito de mais de 921 toneladas de cargas, 4,6 mil animais e 282 milhões de vacinas contra a Covid-19 para todos os estados brasileiros e o Distrito Federal. O volume de vacinas, aliás, equivale a mais de 70% do total de doses embarcadas pelo setor aéreo dentro do País desde 2020.

Avião Solidário: transporte gratuito de espécies raras, como o Pauxi mitu
Avião Solidário: transporte gratuito de espécies raras, como o Pauxi mitu LATAM - Divulgação

O Avião Solidário está conectado com a frente de Valor Compartilhado do grupo LATAM, para colocar à disposição da América do Sul toda a experiência logística e a conectividade da companhia. Atualmente, o Avião Solidário também tem parcerias com diferentes instituições no Brasil, como Amigos do Bem, Associação Caatinga, Instituto Rodrigo Mendes, Amazone-se e SOS Mata Atlântica.

Sobre o Grupo LATAM

A LATAM Airlines S.A. e suas subsidiárias são o principal grupo aéreo da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, Estados Unidos e o Caribe.

O grupo LATAM possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777 e 787 e Airbus A321, A320, A320neo e A319.

LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as subsidiárias de carga do grupo LATAM, possuindo uma frota combinada de 19 aeronaves de carga. Essas subsidiárias de carga contam com acesso as aeronaves de passageiros do grupo e operam na rede do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para transporte de cargas. Além disso, oferecem uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender às necessidades de seus clientes.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas