Luiz Fara Monteiro Azul Conecta passa a digitalizar todos os seus registros de manutenção 

Azul Conecta passa a digitalizar todos os seus registros de manutenção 

A mudança adotada pela empresa que opera os voos regionais da Azul foi autorizada pelo Programa de Transformação Digital da ANAC 

Azul Conecta  digitaliza registros de manutenção
Azul Conecta digitaliza registros de manutenção Azul Conecta - Divulgação

A Azul Conecta, comprometida com o desenvolvimento da aviação regional e responsável por levar os Clientes da Azul a mais de 80 destinos, recebeu autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para transformar todos seus registros de manutenção em formato digital. 

A mudança foi autorizada no âmbito do Programa de Transformação Digital da ANAC, em que a Agência auxilia operadores aéreos e empresas de manutenção na adoção de ferramentas eletrônicas e processos automatizados.

A transformação digital, neste caso, vai além da substituição do papel pelo meio eletrônico, e proporciona diversas vantagens para os operadores. A digitalização promove, por exemplo, a redução de custos e facilita o registro e o compartilhamento de informações. Também garante que os procedimentos de manutenção sejam realizados conforme o que está previsto em manuais, reduz erros de preenchimento e orienta a gestão da frota sobre uma eventual indisponibilidade da aeronave. Enfim, oferece economia para a empresa e segurança para a aviação.

"A Azul Conecta é um polo de inovação e tecnologia, e ter a ANAC ao nosso lado, na obtenção deste processo e certificação, é muito gratificante. Estar alinhada com as melhoras práticas da aviação comercial mundial está no DNA de nossa empresa e no da ANAC, órgão que trabalha diariamente para promover uma aviação mais tecnológica e segura no Brasil”, destaca Flávio Costa, vice-presidente Técnico da Azul.

A Azul Conecta optou por adotar o Software CAVOK, o primeiro sistema que recebeu a aprovação de conformidade de requisitos de Tecnologia da Informação, dispostos na Resolução nº 458, de 2017.

Sobre a Azul Conecta       

Focada no desenvolvimento da aviação sub-regional, a Azul Conecta possui 8 bases operacionais tendo como sede a cidade de Jundiaí, no interior de São Paulo. Com 27 aeronaves Cessna Grand Caravan/ Caravan EX, sendo 3 modelos exclusivamente cargueiros, a Azul Conecta voa para mais de 80 destinos no país atuando no fortalecimento da conectividade da malha aérea da Azul.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas