Luiz Fara Monteiro Companhia alemã lança pintura de gosto duvidoso em aviões

Companhia alemã lança pintura de gosto duvidoso em aviões

Aeronaves foram pintadas com listras em cores chamativas. 'Condor é férias e férias são listras', justificou a empresa 

Condor: nova pintura com gosto duvidoso

Condor: nova pintura com gosto duvidoso

Condor

Se o objetivo foi chamar atenção, a Condor está de parabéns.

Mas se a ideia era criar um avião bonito, aí são outros quinhentos.

A companhia alemã de charter fundada em 1955 com base no aeroporto de Frankfurt lançou uma nova pintura em suas aeronaves.

Utilizada por muitos passageiros em férias, a empresa usou este argumento para justificar sua marca enfeitada por listras de cores chamativas.

Na internet, entusiastas da aviação tiraram sarro do visual da companhia, comparando as aeronaves a minhocas, drops ou pijamas voadores (assista o vídeo).

Leia o texto da Condor:

Condor é férias. E férias são listras. A companhia aérea de lazer mais popular da Alemanha está revelando hoje sua nova identidade de marca: no futuro, a Condor usará listras em cinco cores. Inspirada em guarda-sóis, toalhas de banho e cadeiras de praia, a Condor está evoluindo para uma companhia aérea de férias distinta e única.

"A Condor passou por uma transformação nos últimos dois anos e meio: de subsidiária de um grupo de viagens verticalmente integrado a uma companhia aérea independente que olha para trás com orgulho em sua história e tradição, ao mesmo tempo em que embarca no caminho para o futuro . Queremos expressar isso inequivocamente através de nossa identidade corporativa: Condor é férias e Condor é inconfundível - como nosso novo design, com o qual estamos lançando agora para o futuro", diz Ralf Teckentrup, CEO da Condor. "Nossa nova marca registrada são as listras, nossa marca figurativa representa nossa origem e as cores, a diversidade. Essa tríade é nova, o que resta é nossa paixão. Sempre tornou a Condor única e, portanto, também se reflete em nossa afirmação: A paixão é nossa bússola ."

A concepção e criação da nova identidade da marca aconteceu sob a direção de Remo Masala, dono do alfabeto da visão da agência criativa em Berlim. "Revisar a identidade da marca Condor com sua longa tradição é um jogo delicado baseado no respeito às suas origens e exigências para o futuro. Nosso objetivo era dotar a Condor de uma independência visual especial, cuja lógica está unida na essência da marca Condor: a invenção do voo de férias, e o código de férias efetivo, as listras de verão, alegria e liberdade."

As cores principais da identidade corporativa são amarelo e azul. Eles foram complementados pela cor cinza contrastante. O sinete Condor, o condor em um círculo, remonta a um dos designers mais influentes da Alemanha, Otl Aicher. A marca figurativa recebeu um facelift, com linhas mais finas e dinâmicas. Ele pode ser encontrado novamente na unidade de cauda da aeronave. O lettering Condor também foi adaptado: agora está mais compacto, e a nova letra minúscula tornou a marca nominativa mais independente e consistente com a imagem. O logotipo aparece em preto de alto contraste na fuselagem da aeronave.

Inicialmente, as aeronaves da Condor terão cinco cores em um visual listrado: amarelo, vermelho, azul, verde e bege representam as facetas da diversidade dos hóspedes, funcionários da Condor e a infinidade de oportunidades para descobrir o mundo com a Condor.

Os uniformes da tripulação, acessórios como lenços, gravatas e broches também vão brilhar no novo design, que também chegará a bordo, aos aeroportos, no site e nas redes sociais: nas próximas semanas e meses, muitos itens a bordo serão substituídos, como copos, cobertores e talheres, bem como todos os materiais em terra como cartões de embarque, carteiras de identidade e sinalização do aeroporto. A substituição será executada sucessivamente, sem que nada do design antigo seja descartado, mas tudo sendo usado. Cerca de 80% da frota deve ser repintada até 2024, porque novos trabalhos de pintura estão previstos de qualquer maneira. A Condor escolhe assim a forma mais sustentável de redesenhar a sua identidade de marca e frota.

O novo design foi apresentado em Toulouse com o primeiro A330neo, que decolará para a Condor no outono. A primeira aeronave de 2 litros, é claro, decolará com listras verdes. Já amanhã já estará em rota o primeiro avião da Condor com o novo visual: o Airbus A321 com a matrícula D-AIAD usará listras amarelas e voará para Lanzarote no dia 5 de abril ao meio-dia. Nas próximas semanas, mais cinco aeronaves Boeing 757 e Airbus A320/1 serão repintadas, de modo que seis aeronaves voarão com o novo design no horário de verão. Eles voarão principalmente para Maiorca, Grécia, Ilhas Canárias e Egito.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas