Luiz Fara Monteiro Veja dicas para cuidar da saúde das pernas durante viagens longas

Veja dicas para cuidar da saúde das pernas durante viagens longas

Hidratação, caminhadas curtas e meias de compressão ajudam no inchaço e no alívio das pernas em viagens longas

Cuidar da saúde das pernas é fundamental nas longas viagens

Cuidar da saúde das pernas é fundamental nas longas viagens

Freepik/@lookstudio — 18.12.2023

Com o fim do ano se aproximando, muitas pessoas aproveitam os dias de folga para viajar. Seja de avião, carro, ônibus ou trem, algumas viagens podem durar várias horas, fazendo com que o passageiro fique sentado por muito tempo.

Essa falta de movimento pode provocar problemas circulatórios, causando sintomas como a sensação de pernas pesadas e pés inchados.

Porém, existem algumas ações simples que ajudam a prevenir esses incômodos. Confira abaixo dicas para cuidar da saúde das pernas durante as viagens:

 Movimente-se: ao longo do trajeto, faça uma caminhada curta pelo menos a cada duas horas.

 Não cruze as pernas: isso reduz o fluxo sanguíneo, o que pode contribuir para a sensação de pernas pesadas.

 Hidrate-se: durante longos períodos na mesma posição, é fundamental beber água com frequência para manter a circulação do sangue dentro da normalidade. Mesmo não sentindo sede, é importante que a pessoa beba pequenas quantidades de água a cada 30 minutos durante a viagem, já que o ar-condicionado pode ressecar a pele e desidratá-la.

 Evite o consumo de álcool, cigarro e comidas gordurosas: é fundamental evitar o consumo de tabaco e álcool em excesso antes, durante e após viagens de avião. Isso vale também para alimentos gordurosos e salgados, que contribuem para a retenção de líquidos, o que pode potencializar inchaços nas pernas. Invista em alimentos saudáveis, como frutas, sucos e sanduíches naturais.

 Use meias de compressão: uma maneira simples para evitar os sintomas de pernas pesadas, doloridas e inchadas durante e após a viagem é usar meias de compressão graduada. Além de evitarem o inchaço, as meias promovem maior segurança à saúde, pois trabalha contra os efeitos causados pela falta de movimento durante o percurso.

Asas grandes e eficiência: veja detalhes sobre o avião revolucionário em formato de V

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas