Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

FAB realiza cerimônia de substituição da Bandeira Nacional em Brasília

Evento será realizado no próximo domingo (09/10), e contará com exposição e sobrevoo de aeronaves em homenagem ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira

Luiz Fara Monteiro|Do R7

FAB: cerimônia de troca da bandeira, na Praça dos Três Poderes
FAB: cerimônia de troca da bandeira, na Praça dos Três Poderes FAB: cerimônia de troca da bandeira, na Praça dos Três Poderes

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizará, no próximo domingo (09/10), a partir das 10h, a cerimônia de substituição da Bandeira Nacional, na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF). O evento faz parte das comemorações do Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, celebrado no dia 23 de outubro, em alusão ao primeiro voo de Alberto Santos-Dumont no “14 BIS”, em 1906.

Após dois anos sem receber o público, a solenidade contará com sobrevoo de caças da FAB e com desfile da tropa, que será composta pelo Grupamento de Batedores do Grupo de Segurança e Defesa de Brasília; pela Banda de Música da Orquestra Sinfônica da FAB; pelo grupamento de bandeiras históricas; pela companhia de Cerimonial Santos-Dumont; e pelos grupamentos de representação de militares da Força.

Durante a substituição do pavilhão, feita ao som do Hino Nacional e do Hino à Bandeira, haverá uma salva de 21 tiros.Ainda, das 9h às 12h, os participantes poderão visitar a exposição de maquetes de aeronaves e interagir com o personagem infantil Fabinho, além de assistir a uma apresentação da OSFAB em homenagem ao Bicentenário da Independência da República.

Troca da Bandeira

Com 186 metros quadrados e 90 quilos, a Bandeira Nacional é hasteada até o topo do mastro de 110 metros de altura. O Pavilhão fica próximo ao Palácio do Planalto, ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal, permanece hasteado 24 horas por dia e pode ser visto de vários pontos da capital federal. A troca ocorre mensalmente, em um rodízio que envolve as Forças Armadas, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.