Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Luiz Fara Monteiro
Publicidade

LATAM realiza primeiro voo comercial da Base Aérea de Canoas

Aérea programa 282 voos extras no Rio Grande do Sul em junho

Luiz Fara Monteiro|Luiz Fara MonteiroOpens in new window

LATAM: primeiro voo comercial para Canoas (RS) (Divulgação - LATAM)

A LATAM acaba de se tornar a primeira companhia aérea a realizar uma operação comercial na Base Aérea de Canoas (RS). Em voo a bordo de um Airbus A320, a companhia transportou nesta segunda-feira (27/5) 173 passageiros provenientes do aeroporto de São Paulo/Congonhas. Ao todo, a LATAM terá 24 pousos e decolagens comerciais por semana em Canoas.

O voo LA9210 partiu de São Paulo/Congonhas às 6h40 (hora local) e teve duração de 1 hora e 20 minutos. Na comparação com o modal terrestre, o transporte aéreo de São Paulo para Canoas reduz em até 87% o tempo necessário para deslocamento entre as localidades.

MALHA EMERGENCIAL: MAIS VOOS EXTRAS PARA O RIO GRANDE DO SUL

Adicionalmente, a LATAM também acaba de programar 282 voos extras para atender o Rio Grande do Sul durante todo o mês de junho. A medida foi tomada para manter Porto Alegre (RS) e sua região metropolitana conectadas com o restante do Brasil e atendidas em suas necessidades de transporte de pessoas e cargas, enquanto as operações no aeroporto da capital gaúcha estão suspensas.

Publicidade

Além dos 102 novos voos entre São Paulo (aeroportos de Congonhas e Guarulhos) e a Base Aérea de Canoas, a LATAM também vai operar 120 voos extras entre São Paulo/Guarulhos e Florianópolis e 60 voos extras entre São Paulo/Guarulhos e Caxias do Sul.

BASE AÉREA DE CANOAS: ORIENTAÇÕES AOS PASSAGEIROS

Publicidade

A LATAM reforça que a operação comercial na Base Aérea de Canoas (RS) é temporária e excepcional, em função dos impactos das enchentes no Rio Grande do Sul. Desta forma, a companhia pede a compreensão e atenção dos passageiros sobre as características atípicas dessa operação na comparação com um aeroporto comercial.

Os embarques e desembarques dos voos comerciais na Base Aérea de Canoas são realizados por ônibus de forma remota e todo o processo de atendimento é feito diariamente das 6h às 18h e de forma adaptada no andar térreo do ParkShopping Canoas (Av. Farroupilha, 4545). O check-in de cada voo será encerrado uma hora antes da decolagem.

Publicidade

Por isso, a LATAM orienta que o cliente fique atento às sinalizações dentro do ParkShopping Canoas e se apresente com 2 horas de antecedência do seu voo, dando preferência para o check-in automático pelo site e aplicativo da companhia. Lojas e demais serviços do ParkShopping Canoas estarão abertos das 10h às 22h.

Os voos da LATAM de São Paulo/Guarulhos para a Base Aérea de Canoas são operados diariamente com decolagem às 12h00 (hora local). No sentido inverso, partem de Canoas às 15h15. Já os voos de São Paulo/Congonhas para Canoas (operado todos os dias, exceto quarta e sábado) decolam às 6h20. No sentido inverso, partem de Canoas às 9h20 dos mesmos dias.

ALTERAÇÃO DE VOO PROGRAMADO PARA PORTO ALEGRE

Todos os passageiros da LATAM com voos programados de/para Porto Alegre (POA) até 31 de julho podem alterar a sua viagem sem custos. A companhia solicita que o cliente nestas condições dê preferência para alterar a sua viagem de forma online. Basta acessar diretamente a seção Minhas Viagens do site latam.com. Nesta seção, o cliente pode alterar sem custos a sua passagem originalmente de/para Porto Alegre (POA) para uma nova viagem de/para Canoas, Caxias do Sul (CXJ), Passo Fundo (PFB), Florianópolis (FLN), Jaguaruna (JJG), Navegantes (NVT) ou Canoas (QNS). Se preferir, pode solicitar o reembolso integral do valor pago pelo bilhete.

Já o cliente com viagem programada de/para Caxias do Sul (CXJ) ou Passo Fundo (PFB), deve conferir o Status do Voo antes de se dirigir ao aeroporto de embarque. A operação nesses dois destinos permanece normal até o momento.

AVIÃO SOLIDÁRIO E A RECONSTRUÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL

O programa Avião Solidário da LATAM já transportou gratuitamente para a região Sul do Brasil 141 toneladas de doações (cestas básicas, água, fraldas descartáveis, cobertores, entre outros itens) e 102 voluntários (médicos, enfermeiros, veterinários e bombeiros) desde 4 de maio de 2024. Os transportes humanitários da LATAM foram realizados em voos comerciais da empresa para aeroportos da região e em cinco voos especiais inéditos para a Base Aérea de Canoas (RS), inclusive com doações provenientes de países como Portugal e EUA.

Há 11 anos, o programa Avião Solidário da LATAM já beneficiou mais de 140 milhões de pessoas no Brasil com o transporte gratuito de mais de 4,6 mil animais e 282 milhões de vacinas contra a COVID-19 para todos os estados brasileiros.

Adicionalmente, a LATAM também tem atuado no transporte gratuito de doações coletadas pelos seus parceiros no Brasil: Movimento União BR, CVC, Governo do Estado de Santa Catarina e Fraport.



Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.