Luiz Fara Monteiro Qatar Airways obtém nova certificação ISO em Sistema de Gestão de Segurança 

Qatar Airways obtém nova certificação ISO em Sistema de Gestão de Segurança 

Ítem Saúde Ocupacional também foi certificado à companhia. Grupo aéreo acumula 14 certificados da Organização Internacional de Normalização (ISO)

Qatar Airways: certificação ISO em Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional

Qatar Airways: certificação ISO em Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional

Wikimedia Commons

Em comunicado à imprensa, a Qatar Airways alegou um compromisso na prevenção de lesões relacionadas ao trabalho e na melhoria do bem-estar de seus funcionários, agora reconhecido com a obtenção da certificação ISO 45001:2018, em Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional, concedida pelo Bureau Veritas.

A certificação foi alcançada por meio de diversas medidas preventivas, incluindo a implementação de avaliações de risco, treinamentos e inspeções regulares de adesão, informa a companhia.

Durante um período de 28 dias, vários critérios foram avaliados pelo Bureau Veritas antes de conceder a ISO 45001:2018 ao Grupo Qatar Airways, incluindo uma análise de testes independentes, realizada por oito auditores em 11 locais. A avaliação envolveu entrevistas com funcionários da companhia aérea durante o período de avaliação para garantir a conformidade com o padrão do setor.

“A segurança e o bem-estar de nossos funcionários são de suma importância para nós, e nossa nova ISO 45001:2018 é uma prova das medidas vigorosas que tomamos. Reduzimos comprovadamente os fatores que levam a lesões relacionadas ao trabalho e, assim, melhoramos o estilo de vida de nossos funcionários. A Qatar Airways é líder do setor e estamos orgulhosos de ter conquistado nossa 14ª certificação ISO”, afirmou o CEO do Grupo Qatar Airways, Akbar Al Baker.

O grupo estabeleceu um padrão para garantir a excelência operacional em seus departamentos e empresas subsidiárias. Coletivamente, obteve várias certificações ISO que reconheceram o alto desempenho da companhia internacionalmente.

A subsidiária de serviços de alimentação da Qatar Airways, QACC, obteve recentemente a sexta certificação ISO, ISO/IEC 17025:2017 para credenciamento de laboratório, permitindo gerar resultados laboratoriais admissíveis nacionalmente e internacionalmente. A empresa subsidiária já obteve cinco outras certificações, incluindo: ISO 14001:2015, ISO 22000:2018, ISO 9001:2015, ISO 45001:2018 e FSSC 22000 V5.1.

O hub aeroportuário da Qatar Airways, o Aeroporto Internacional de Hamad (HIA) conquistou quatro certificações ISO, incluindo: ISO 55001:2014, ISO/IEC 27001:2013, ISO 22301:2019 e, mais recentemente, ISO/IEC 20000-1:2018.

A principal organização de assistência em terra da companhia aérea, a Qatar Aviation Services (QAS) obteve duas certificações ISO de Sistemas de Gestão de Qualidade para os serviços operacionais de companhias aéreas e para os serviços de gerenciamento de carga, sob a certificação 9001:2015. A QAS é certificada pela Auditoria de Segurança de Operações Terrestres da Associação Internacional de Transporte Aéreo (ISAGO), ISO 9001:2015 e RA3 (Regulated Agent).

A empresa subsidiária participa ativamente de vários grupos técnicos, como o IATA Ground Handling Automation e o subgrupo relacionado ao controle de carga, implementando recomendações para melhorar e aprimorar os padrões de segurança na indústria aeronáutica.

Mantendo sua posição como a principal transportadora aérea de carga do mundo, a Qatar Airways Cargo conquistou a certificação ISO 9001:2015 em Sistemas de Gestão de Qualidade.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas