Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Omiti renda no IR para não pagar imposto e caí na malha. E agora?

Contribuinte declarou rendimentos do pai como isentos, mas Receita aponta que são tributáveis; veja o que fazer

O que é que eu faço Sophia|Sophia Camargo, do R7 e Sophia Camargo

Aposentadoria é rendimento tributável
Aposentadoria é rendimento tributável Aposentadoria é rendimento tributável
Declarei o IR do meu pai como faço todo ano%2C porém esse ano caiu na malha fina%2C com a seguinte situação%3A 'Foram encontradas divergências entre os rendimentos informados pelas fontes pagadoras e os constantes em sua declaração.'
Declarei os rendimentos dele como isentos%2C mas a pendência aponta que tenho de colocar como tributáveis. Mas se eu mudar para rendimento tributável%2C ele vai pagar um valor alto de imposto. O que fazer%3F

(Pergunta da internauta C.)

Resposta: Terá de fazer a declaração retificadora para corrigir o erro ao declarar rendimento tributável como isento e pagar o imposto devido.

A Receita Federal recebe os dados tanto da fonte pagadora quanto do contribuinte, e, ao cruzar estes dados e verificar que há inconsistência, acontece a retenção na malha fiscal, também chamada malha fina.

Ao fazer o acompanhamento da declaração pelo E-CAC (Central Virtual de Atendimento ao Contribuinte), o cidadão tem a possibilidade de corrigir essa pendência, fazer o pagamento do imposto e assim acertar as contas com o Leão.

Se não fizer isso de livre e espontânea vontade, corre o risco de ser convocado pela Receita, e aí perde a espontaneidade da correção e poderá sofrer sanções por não ter feito a declaração corretamente e as multas partem de 75% do imposto devido, podendo chegar a 225%. Melhor não arriscar.

Publicidade

Portanto, é sempre melhor corrigir o erro.

Leia também

O que pode ter acontecido com a declaração?

Rendimentos de aposentadoria e pensão são considerados tributáveis. Rendimentos de aluguel e pensão alimentícia também, assim como rendimentos de salário, pró-labore.

Publicidade

Caso seu pai seja aposentado ou pensionista com mais de 65 anos de idade, ele tem direito a uma isenção extra sobre parte de seus rendimentos.

Como o governo não atualiza a tabela do IR desde 2015, na prática, ano após ano, os contribuintes têm pagado mais imposto e deve ser por isso que nesse ano seu pai, que até os anos anteriores ficava isento, teve uma parte da renda considerada como tributável.

Publicidade

Veja como fazer a declaração desses rendimentos

Os benefícios da aposentadoria ou pensão devem ser declarados em Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica. Se o aposentado trabalhar para uma empresa, também é nesta ficha que deve declarar seus rendimentos.

A parcela isenta de aposentadoria, pensão, reserva remunerada e reforma dos aposentados e pensionistas com mais de 65 anos deve ser declarada na linha Rendimentos Isentos ou Não Tributáveis, linha 10.

O que fazer quando o limite de isenção é ultrapassado

Quando os valores recebidos de aposentadoria ou pensão forem maiores que R$ 24.751,74, o programa da declaração do IR 2021 informa que o limite para o CPF foi ultrapassado e pergunta se o declarante quer transferir os valores excedentes para a ficha Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica.

como declarar limite isenção aposentadoria 65 anos IR 2021
como declarar limite isenção aposentadoria 65 anos IR 2021 como declarar limite isenção aposentadoria 65 anos IR 2021

Ao responder "Sim", o programa ajusta automaticamente o valor para o limite permitido de isenção, dessa forma:

E abre automaticamente um novo item na ficha Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica, informando o valor excedente.

Como fazer a declaração retificadora

Para fazer a declaração retificadora siga este passo a passo.

________________________

Se ainda tiver mais dúvidas sobre economia, dinheiro, direitos e tudo mais que mexe com o seu bolso, envie suas perguntas para “O que é que eu faço, Sophia?” pelo e-mail sophiacamargo@r7.com

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.