Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Socorro a Estados e municípios chegará até o início de maio

De acordo com senador Fernando Bezerra Coelho, líder do governo no Senado, pacote será votado na Casa nas próximas semanas 

R7 Planalto|Mariana Londres, de Brasília

Senador Fernando Bezerra Coelho em sessão virtual do Senado
Senador Fernando Bezerra Coelho em sessão virtual do Senado Senador Fernando Bezerra Coelho em sessão virtual do Senado

O pacote de socorro a Estados e municípios deve ser votado pelo Senado em até duas semanas para que as medidas sejam implementadas até o início de maio. A informação é do líder do governo, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE).

As medidas aprovadas pela Câmara desagradaram ao Executivo, que lançou o seu próprio pacote de socorro. Executivo e Legislativo não concordam quanto às projeções do impacto das medidas aos cofres dos Estados, municípios e da União. 

Plano de socorro a Estados proíbe aumento de salários de servidores

Emenda garante reajuste salarial para área da saúde e segurança

Publicidade

Segundo o senador, diante desse cenário, o Senado deve definir um valor a ser repassado para Estados e municípios a partir de “critérios de justiça federativa”. O senador afasta a hipótese, do projeto aprovado na Câmara, de compensação com as perdas na arrecadação de ICMS (Estados) e ISS (municípios).

- Vamos definir um patamar, um valor fixo, e distribuir isso com critérios de justiça federativa em que você possa atender mais os estados mais pobres, que têm mais dificuldade de poder manter as suas despesas.

Publicidade

A ideia é construir um acordo de forma rápida para o dinheiro possa chegar aos Estados até o final de abril ou início de maio. “

- Porque os estados vão ter dificuldade para pagar a folha. Pagar a folha e a previdência é um problema real. Temos que trabalhar para irrigar as contas dos Estados, mas através de critérios justos.

O senador acrescentou que a ajuda do governo federal deve durar três meses – mesmo período estipulado para o auxílio aos trabalhadores, mas com acompanhamento de sua efetividade mês a mês. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.