Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Renda Extra
Publicidade

Vale a pena aproveitar o desconto e pagar IPVA e IPTU à vista?

Com a proximidade do início de 2022, os brasileiros enfrentam a preocupação com o pagamento de impostos anuais

Renda Extra|Do R7

Brasileiros começam a pôr no papel os custos com impostos para 2022
Brasileiros começam a pôr no papel os custos com impostos para 2022 Brasileiros começam a pôr no papel os custos com impostos para 2022

O IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor) e o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) são tributos para proprietários de automóveis e imóveis. Enquanto o primeiro é pago aos estados, o segundo é pago às prefeituras. Uma dúvida que fica é se vale a pena pagar à vista ou se parcelar é uma boa saída.

Considerados os dados do IPVA em São Paulo, o valor mais baixo é de R$ 54,96, enquanto o mais alto é de R$ 527.493,20. No Rio de Janeiro, as alíquotas vão de 0,5% a 4%. Os valores dos veículos usados são atualizados de acordo com a Tabela Fipe para carros usados. Carros novos utilizam o preço da nota fiscal.

Para 2022, que carrega tributos atrelados à alta da inflação de 2021, encerrado com IPCA a 10,42%, considerado muito acima do centro da meta que era de 3,75%, os custos ficam mais elevados. Renato Prone, conselheiro do CRCSP (Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo), chama atenção para o crescimento médio de 22,54% no valor do IPVA em São Paulo. Ele explica que o tributo tem como base o valor dos veículos no ano anterior, que registraram forte valorização devido à alta da inflação, do dólar e da falta de suprimentos para a indústria automobilística.

Confira o calendário de pagamento do IPVA no estado de São Paulo

– Cota única em janeiro com desconto de 9%, de acordo com o final de placa;

Publicidade

– Cota única em fevereiro com desconto de 5%, de acordo com o final de placa;

– Parcelamento em 5 vezes, de fevereiro a junho, com 5% de desconto, de acordo com o final de placa.

Publicidade

À vista

Para diferentes regiões, existem descontos para quem efetua o pagamento em uma única parcela. Em São Paulo, o desconto para cota única do IPVA é de 9%. No Rio de Janeiro, pagamentos em cota única têm 3% de desconto no valor total.

A educadora financeira Aline Soaper afirma que quem consegue economizar o 13° salário pode usá-lo como pagamento dos gastos do início do ano.

Publicidade

“Quem não possui dívidas pode separar uma parte do 13º para o consumo em geral, como festas de fim de ano e presentes, por exemplo. Mas é importante guardar uma parte do dinheiro para aqueles gastos maiores de início de ano, como IPVA, IPTU e mensalidades escolares, que são sempre gastos extras e que devem ser considerados”, diz Soaper.

Parcelado

Em 2022, os proprietários de automóveis, camionetas, caminhonetes, ônibus, micro-ônibus e motos podem realizar o pagamento em até cinco parcelas durante os primeiros meses do ano. A opção é mais indicada para quem deseja diminuir o peso no orçamento mensal, mesmo que tenha que abrir mão de um desconto.

Pensando em outras possibilidades de pagamento, algumas empresas como a autotech Zul+ permitem o parcelamento em até 12 prestações, mediante o pagamento de encargos. “No parcelamento com o governo, o IPVA só vai ficar pago no final da última parcela. Já com o aplicativo, o motorista parcela em 12 vezes e o Zul+ quita o tributo integralmente junto com a Secretaria da Fazenda. Assim, o IPVA estará regularizado”, explica o diretor de conteúdo do Zul+, Lucas Palma. Além dos proprietários de veículo de São Paulo, os de Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Cajazeiras (PB) e Curitiba (PR) podem utilizar o serviço.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.