Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Covid-19: médico relata "angústia e emoção" em CTI de hospital no Rio

Equipe da RecordTV Rio foi a primeira autorizada a entrar na unidade que é referência no tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus

Rio de Janeiro|Do R7


Médico se emocionou ao falar de rotina em CTI
Médico se emocionou ao falar de rotina em CTI

Referência no tratamento da covid-19, o Hospital Ronaldo Gazolla, em Acari, zona norte do Rio de Janeiro, liberou, pela primeira vez, uma equipe de jornalismo para acompanhar o trabalho dentro de uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva), onde estão internado pacientes com casos graves da doença. 

RJ tem 32 mil casos confirmados e 3.412 mortes por covid-19

Com o equipamento de segurança necessário e dentro dos limites orientados pela equipe médica, a reportagem da Record TV Rio mostrou as dificuldades dos profissionais da saúde no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus:

"Cada dia é um dia. A gente vê como é a instabilidade em todos os pontos: nota técnica, protocolos, medicamentos, enfim, toda semana tem uma mudança", disse o diretor médico Cesar Fontes.


Leia também

Emocionado, ele destacou o atendimento humanizado que a equipe proporciona, tendo em mente que "cada paciente é o amor de alguém".

"A medicina é uma ciência inexata. Então, ficamos nessa situação de que cada paciente é um paciente. É bastante emocionante por um lado e angustiante por outro, no sentido de que a gente tem um aprendizado em equipe".


Já o diretor do hospital, Luis Fernando Gandara, comentou sobre o alto índice de mortes por covid-19. Somente na unidade, cerca de 500 dos 1500 pacientes infectados pelo novo coronavírus, que já passaram pela unidade, foram a óbito, desde o 23 de março.

“Nenhum profissional de saúde estava acostumado com um quadro tão grave, tão crítico. O hospital Gazzola, como média na rede municipal, está conseguindo um dos melhores resultados da rede. Mas, mesmo assim, a gente continua com um número alto de óbitos, que é o histórico natural da doença. Isso está dentro de todas as estatísticas mundiais", disse Gandara.

Assista ao vídeo:

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.