Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Defesa Civil do Rio desinterdita prédio principal do Museu Nacional

Equipe de engenheiros da UFRJ assumiu responsabilidade técnica do prédio, incendiado no início do mês, e vai ficar encarregada de serviços emergenciais

Rio de Janeiro|PH Rosa, do R7, com Estadão Conteúdo

Prédio estava interditado desde o incêndio
Prédio estava interditado desde o incêndio Prédio estava interditado desde o incêndio

A Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil do Rio de Janeiro desinterditou o prédio do Museu Nacional nesta sexta-feira (14). De acordo com o órgão, uma equipe de engenheiros da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) assumiu a responsabilidade técnica do prédio incendiado, o que era condição determinante para a desinterdição.

UFRJ e Museu Nacional aguardam R$ 10 milhões prometidos pelo MEC

De acordo com a Defesa Civil, a partir de agora, a equipe da universidade fica encarregada dos serviços emergenciais, de prevenção e estabilização do prédio.

Na quarta-feira (12), foi iniciada a primeira etapa da recuperação do Museu Nacional, incendiado no dia 2 de setembro. Ao redor da construção foram instalados tapumes de madeira.

Publicidade

Governo francês enviará especialistas em museus ao Rio de Janeiro

De acordo com a direção do museu, o objetivo é proteger o local. Na próxima etapa, será realizado o trabalho de contenção do prédio, para afastar o risco de desabamentos. Uma cobertura será também instalada na parte superior do prédio para proteger a construção da de chuva, fungos e mofo.

Publicidade

Também serão instalados, do lado de fora, contêineres para que especialistas possam fazer varredura nos escombros a fim de recuperar peças do acervo que possam ter sobrevivido ao incêndio.

Campanha pede doação de livros para biblioteca do Museu Nacional

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.