Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

UFF determina volta do uso de máscara em locais fechados

Uso de máscara em ambientes abertos continua voluntário, e a obrigatoriedade em ambientes fechados é temporária 

Rio de Janeiro|Da Agência Brasil

Campus UFF Gragoatá, em Niterói
Campus UFF Gragoatá, em Niterói Campus UFF Gragoatá, em Niterói

A UFF (Universidade Federal Fluminense) determinou a volta do uso obrigatório de máscara de proteção respiratória em ambientes fechados em todos os campi da instituição.

A UFF tem três campi em Niterói, na região metropolitana do Rio, além de outras unidades acadêmicas na cidade e em oito municípios do estado: Angra dos Reis, Campos dos Goytacazes, Macaé, Nova Friburgo, Petrópolis, Rio das Ostras, Santo Antônio de Pádua e Volta Redonda. Há ainda um núcleo experimental em Iguaba Grande, uma fazenda-escola em Cachoeiras de Macacu e uma unidade avançada em Oriximiná, no Pará.

A determinação foi feita por meio da Portaria nº 68.362, com data de ontem (31) e divulgada hoje pela universidade, com base em informe técnico liberado nesta semana pelo Grupo de Trabalho (GT) Covid-19 da UFF, que acompanha o cenário epidemiológico da doença no estado.

De acordo com o documento, que se baseia nas informações divulgadas pela Secretaria de Saúde do estado, o cenário de estabilidade permite a continuidade das atividades presenciais do semestre letivo na universidade. É importante, porém, a retomada de medidas não farmacológicas de proteção, já que muitos sintomas da Covid-19 podem ser confundidos com os de outras doenças respiratórias, que aumentam neste período do ano.

Publicidade

"Em virtude do cenário de sazonalidade de infecções respiratórias e de maneira totalmente esperada e previsível, há possibilidade de aumento de número de funcionários e alunos com Covid-19. Neste momento, é fundamental que todos os casos confirmados sejam obrigatoriamente notificados para que se tenha a dimensão, o mais próximo possível, do quantitativo de pessoas acometidas. A subnotificação interna impede que ações mais específicas possam ser tomadas."

O uso de máscara em ambientes abertos continua voluntário, e a obrigatoriedade em ambientes fechados é temporária, recomendada, em princípio, até 30 de junho. O GT recomenda também a higienização de mãos com água e sabão ou álcool 70º frequentemente e a avaliação precoce de pessoas com sintomas gripais. Em caso de piora no cenário epidemiológico, as atividades presenciais podem ser suspensas.

Publicidade

Situação epidemiológica

A 2ª edição do Panorama Covid-19, divulgado na última sexta-feira (27) pela Secretaria de Saúde, indica cenário de estabilidade nos contágios pela doença, porém com leve aumento nas taxas de positividade dos exames diagnósticos e nos atendimentos na rede de atenção primária à saúde.

Publicidade

A taxa de positividade para o exame RT-PCR ficou estável, passando de 20,4%, entre 8 e 14 de maio, para 15%, de 15 a 21 de maio, na média móvel do período. Para os testes de antígeno, a taxa de positivos passou de 15,6% para 18,4%. Os atendimentos por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) aumentaram 9% no mesmo período.

De acordo com os dados do Monitora Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz, a incidência de casos no estado do Rio passou de 892,14, no dia 20 de maio, para 2.538,71, ontem (31), na média móvel de sete dias. O número de óbitos continua estável, na faixa de dez registros por dia na média móvel.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.