Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bares e restaurantes reclamam de exclusão na reabertura de SP 

Associação que representa o setor publicou nota contra o Plano São Paulo, que não permite, ainda, a retomada da categoria na capital e na Grande SP

São Paulo|Do R7

Bares e restaurantes, na fase 3 da retomada, só devem voltar a partir de julho
Bares e restaurantes, na fase 3 da retomada, só devem voltar a partir de julho Bares e restaurantes, na fase 3 da retomada, só devem voltar a partir de julho

A Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurante) de São Paulo publicou nota nesta quinta-feira (28) contra o plano de retomada econômica gradual do estado. A principal crítica da associação é que estes estabelecimentos já estariam prontos para a reabrir após mais de dois meses de quarentena em São Paulo.

Leia mais: Reabertura em SP depende de aval da Vigilância Sanitária, diz Covas

O Plano São Paulo, anunciado na quarta-feira (27), coloca a retomada condicionada à fase da pandemia em que as cidades estão. A cidade de São Paulo, na fase dois, não teria ainda a capacidade de iniciar o processo de retomada destes estabelecimentos. 

Fases da retomada em SP
Fases da retomada em SP Fases da retomada em SP

A volta de bares e restaurantes está liberada apenas para os municípios que estão na fase 3, o que não inclui nem a capital, nem a Grande São Paulo, nem a Baixada Santista. Como a reclassificação dos municípios por fases ocorrerá a cada 14 dias, contados a partir de 1º de junho, a associação prevê que só retomará as atividades nas principais cidades do estado a partir de julho, No entanto, alega que "poucos setores estavam tão bem preparados para reabrir as portas, segurança alimentar e evitar contaminações".

Publicidade
Mapa de SP de acordo com as fases da retomada
Mapa de SP de acordo com as fases da retomada Mapa de SP de acordo com as fases da retomada

Leia também

A Abrasel ainda afirma que a categoria está entre os setores mais prejudicados pela crise, e que por isso deveria ser encarado como prioridade na volta das atividades econômicas. "Cerca de 20% do setor quebrou no estado de São Paulo, são cerca de 50 mil estabelecimentos, 100 mil pequenos empresários e mais de 300 mil funcionários, todos perderam seu ganha pão. É certo que até a fase 3, esses números poderão duplicar", diz a nota.

Bairros centrais e isolados de SP têm menos óbitos por Covid-19

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.