Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Conta de luz em SP pode ficar até 65% mais barata com tarifa social

Podem receber o benefício, consumidores com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo

São Paulo|Do R7

Conta de luz pode ficar até 65% mais barata com inscrição na
tarifa social
Conta de luz pode ficar até 65% mais barata com inscrição na tarifa social Conta de luz pode ficar até 65% mais barata com inscrição na tarifa social

Os consumidores da Enel, concessionária de energia elétrica que atua em 24 cidades da Grande São Paulo, poderão ter um desconto de até 65% na conta de luz com a tarifa social de energia elétrica. O benefício, previsto em lei do governo federal, é concedido aos clientes residenciais de baixa renda.

O desconto na conta varia de acordo com a faixa de consumo da instalação, limitados a até 220 kWh. Quanto menor for o consumo, maior será o desconto, de acordo com a tabela:

• Consumo mensal até 30kWh - 65% de desconto;

• Consumo mensal de 31 kWh a 100 kWh - 40% de desconto;

Publicidade

• Consumo mensal de 101 kWh a 220 kWh - 10% de desconto;

• Consumo Superior a 220 kWh - 0%

Publicidade

Além do desconto, consumidores da tarifa social são isentos da cobrança dos encargos da CDE (Conta de Desenvolvimento Energético) e PROINFA (Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica).

Leia também

Adesão

Publicidade

Para ter acesso ao benefício da tarifa social, é necessário o atendimento de pelo menos um dos critérios:

• Família inscrita no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal), com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo nacional; 

• Idosos com 65 anos ou mais ou pessoas com deficiência que recebam o BPC (Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social);

• Família inscrita no CadÚnico com renda mensal de até três salários-mínimos, que tenha portador de doença ou deficiência cujo tratamento requeira o uso continuado de aparelhos que demandem consumo de energia. 

Para se inscrever no CadÚnico, o consumidor tem que ir ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) ou procurar a prefeitura.

Para solicitar o benefício da tarifa social à Enel, o consumidor deve apresentar documento de identificação oficial com foto, fornecer o código da unidade consumidora, o NIS (número de identificação social) ou número do benefício, além de apresentar o relatório e atestado escrito por um médico nos casos de famílias com uso continuado de aparelhos. 

O benefício pode ser solicitado por meio do Call Center (0800 72 72 120) ou WhatsApp Lojas (11 94053-9491) na opção 5. A concessionária então irá realizar consulta dos dados. Se aprovada, a adesão à tarifa social será informada pela empresa em mensagem na conta de luz. Outra opção é o atendimento presencial, que deve ser agendado.

Atualização cadastral

Os clientes que já são beneficiários do programa precisam manter os dados atualizados para não perder o desconto na fatura. O recadastramento é obrigatório a cada dois anos ou quando houver qualquer mudança, como de endereço. 

Atualmente, mais de 680 mil consumidores da Enel contam com a tarifa social. A distribuidora alerta que cada família tem direito a receber o benefício em apenas uma unidade consumidora. Caso exista duplicidade, o benefício será suspenso.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.