Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

IPTU 2023: cota única e primeira parcela vencem hoje para parte dos moradores de SP

Data limite será nesta quinta ou na segunda-feira para a maioria dos contribuintes; tributo tem reajuste de 5,5% neste ano

São Paulo|Do R7

Região central de São Paulo; IPTU 2023 tem 5,5% de reajuste
Região central de São Paulo; IPTU 2023 tem 5,5% de reajuste Região central de São Paulo; IPTU 2023 tem 5,5% de reajuste

O pagamento à vista e da primeira parcela do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de 2023 vence nesta quinta-feira (9) para boa parte da população capital paulista, segundo calendário da prefeitura.

O imposto neste ano chega com 5,5% de reajuste, ligeiramente abaixo da inflação de 2022, conforme o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). O contribuinte pode optar pelo pagamento do valor total à vista, com desconto de 3%, ou parcelado, em até dez vezes.

Alguns contribuintes já pagaram o tributo no início do mês, já que a Prefeitura de São Paulo permitiu a escolha de outras datas de fevereiro para contribuintes que fizeram uma atualização cadastral.

A maioria dos contribuintes, porém, precisa fazer o pagamento à vista ou da primeira parcela nesta quinta ou na segunda-feira (14), dependendo do caso. Imóveis que receberão a primeira notificação em 2023, por exemplo, têm como data limite o dia 14.

Publicidade

As notificações sobre o imposto com os respectivos boletos bancários estão sendo enviados pela Prefeitura de São Paulo desde o dia 19 de janeiro. É possível também consultar o valor no site do governo municipal sobre o imposto, buscando a opção consulta da emissão geral e 2ª via do IPTU.

As formas de pagamento do imposto seguem inalteradas: ele poderá ser realizado nos terminais de autoatendimento ou pelo internet banking dos bancos. Por esses canais online, não há necessidade do documento impresso, basta a informação do número de cadastro do imóvel (que pode ser obtido nas notificações do IPTU). O pagamento também poderá ser realizado nos guichês de caixa e nas lotéricas – para esses canais é necessário o documento impresso.

Publicidade

O não pagamento de qualquer parcela do IPTU sujeita o contribuinte à inscrição no Cadin municipal.

A postagem das notificações para os contribuintes isentos ocorrerá a partir do dia 23 de fevereiro de 2023. Contribuintes que optaram para o envio para administradoras têm data de vencimento em 20 de março.

SP tem novo prédio mais alto, com 172 metros de altura; veja ranking dos arranha-céus da cidade

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.