Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Lotação e ambulantes são principais reclamações de usuários em vagões

Pesquisa realizada pelo Procon-SP mostra que 86,24% vê problemas no serviço do metrô e 93,23% também enxerga falhas na CPTM

São Paulo|Mariana Morello, do R7*

Lotação e ambulantes são principais reclamações de usuários em vagões
Lotação e ambulantes são principais reclamações de usuários em vagões Lotação e ambulantes são principais reclamações de usuários em vagões

O Núcleo de Inteligência e Pesquisas da Escola Paulista de Defesa do Consumidor do Procon de São Paulo e a Secretaria da Justiça e Cidadania realizaram, neste mês, um levantamento para classificar a satisfação dos usuários do metrô e CPTM. 

Leia também: Projeto de Intervenção no centro de SP é tema de audiência pública

Foram 902 pessoas ouvidas entre usuários do Metrô e CPTM, sendo que destes, 843 utilizam apenas metrô ou ambos e 458 utilizam apenas a CPTM ou ambos. 65% dos entrevistados considera a superlotação do transporte como o principal problema do serviço.

Para 86,24% dos entrevistados a resposta foi sim quando questionados se o serviço oferecido pelo metrô tem problemas e 93,23% deu a mesma resposta em relação à CPTM.

Publicidade

Leia também: Bombeiros encontram sete corpos em rios de São Paulo neste mês

A pesquisa detectou que os usuários destes meios de transporte têm vários problemas em comum: superlotação, atrasos, falta de segurança, manutenção dos trens (falta ou realização em finais de semana) e presença de ambulantes, cantores e pedintes dentro dos vagões.

Publicidade

A satisfação com o Metrô, na opinião dos usuários, é melhor do que com o serviço da CPTM. A mesma pesquisa constatou também que menos de 40% dos usuários consideram o serviço regular (30,84%) ou péssimo (9,02%).

Falta de assessibilidade e assédio sexual

Publicidade

Outros problemas citados foram a falta de acessibilidade - a malha não abrange toda a extensão da cidade - e o assédio nas dependência do metrô ou CPTM, um ponrto preocupante. 

O levantamento aponta ainda que 44,79% dos usuários entendem que os ambulantes, cantores e pedintes dentro dos vagões do Metrô e da CPTM atrapalham e incomodam. Entretanto, 46,12%, deles já compraram algum produto do comerciante informal.

*Estagiária do R7 sob a supervisão de Ingrid Alfaya

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.