Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

MP cobra prefeitura sobre mortes de moradores de rua por frio em SP

Segundo movimento, ao menos 13 pessoas morreram pelo frio intenso na cidade de São Paulo ao longo do inverno deste ano

São Paulo|Do R7

Último óbito registrado pelo movimento ocorreu nesta segunda-feira (19)
Último óbito registrado pelo movimento ocorreu nesta segunda-feira (19) Último óbito registrado pelo movimento ocorreu nesta segunda-feira (19)

O MP-SP (Ministério Público de São Paulo) abriu uma investigação a respeito do acolhimento à população em situação de rua da capital paulista e enviou à prefeitura, nesta segunda-feira (19), um pedido de informações da SMADS (Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social), como o questionamento sobre o número de óbitos registrados entre moradores de rua em decorrência do frio em 2021.

O ofício encaminhado à gestão municipal possui prazo de 30 dias para a resposta.

Segundo o MEPSR-SP (Movimento Estadual das Pessoas em Situação de Rua), ao menos 13 pessoas morreram pelas baixas temperaturas na cidade de São Paulo ao longo do inverno deste ano. 

O último óbito registrado, de acordo com o movimento, foi de um homem em situação de rua no centro da capital paulista, próximo ao Terminal Parque Dom Pedro ll, na manhã desta segunda-feira (19).

Publicidade

Posicionamento

Procurada pelo R7, a prefeitura afirma que estas informações poderiam estar disponíveis no SVO (Serviço de Verificação de Óbitos) da cidade, que, por sua vez, disse não ter os números e indicou o IML (Instituto Médico Legal) Central.

O instituto não atendeu aos telefonemas da reportagem, que abre espaço para qualquer uma das três partes se posicionar a respeito.

Publicidade

Embora não contabilize as informações, a gestão municipal fez questão de destacar, por meio da SMADS, os dados da Operação Baixas Temperaturas. Desde 30 de abril, “foram contabilizados 13.793 acolhimentos, 1.153 recusas e 13.041 cobertores distribuídos”.

Saiba como ajudar

Para doar cobertores e agasalhos às pessoas em situação de vulnerabilidade, é possível por meio da campanha Inverno Solidário, do governo estadual. Os locais de doação estão disponíveis neste link. O movimento Cruz Vermelha também está realizando uma campanha de doação. Para doar e saber mais, clique aqui.

Publicidade

Ao se depararem com pessoas em vulnerabilidade no frio, os moradores da cidade de São Paulo também podem encontrar em contato com a prefeitura pelo Disque 156. Feita a ligação, basta digitar as opções 0 e, em seguida, 3. É preciso informar o endereço em que a pessoa se encontra, com características físicas e de vestimentas de quem deverá ser abordado, além de pontos de referência do local.

Há instituições atuando em diversas regiões do estado. Porém, se você não encontrou algum grupo onde mora ou quer atuar por conta própria, organize-se entre conhecidos e amigos que também queiram ajudar para arrecadar agasalhos e cobertores para as populações em situação de rua. Ao doar os materiais, lembre-se de respeitar as recomendações sanitárias de combate à covid-19, utilizando máscaras e evitando aglomerações.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.