Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Prefeitura de SP irá usar macaco hidráulico em viaduto que cedeu

Bruno Covas (PSDB) lançou plano emergencial para reconstruir ponte Jaguaré, que cedeu na quinta-feira (15) e bloqueou trecho da marginal Pinheiros

São Paulo|Plínio Aguiar, do R7

Prefeitura de SP irá usar macaco hidráulico em viaduto que cedeu
Prefeitura de SP irá usar macaco hidráulico em viaduto que cedeu Prefeitura de SP irá usar macaco hidráulico em viaduto que cedeu

A Prefeitura de São Paulo irá usar um macaco hidráulico para reerguer o viaduto Jaguaré, na marginal Pinheiros, zona oeste da capital, que cedeu na última quinta-feira (15). Para a realização da obra, serão colocadas dez estacas (duas já foram posicionadas) entre o solo e a estrutura viária.

Segundo o secretário municipal de Obras, Vitor Aly, a ideia é posicionar os macacos para elevar o viaduto até o nível em que estava antes. A obra será feita a partir de um contrato emergencial, sem valores e a ser negociado. “Vamos construir uma estrutura de reação para que possa dar uma elevação à estrutura”, disse, sem mencionar prazos.

Leia mais: 'Não havia nenhuma indicação', diz prefeito após viaduto ceder em SP

Aly contou que já foi feito 100% do escoramento necessário na obra, além da abertura de uma espécie de janela, na qual técnicos e engenheiros puderam avaliar a estrutura internamente. Está prevista para hoje à tarde uma nova visita para decidir como será feita a nova etapa de obras no local.

Publicidade

Segundo o secretário, a chuva que atingiu a capital paulista no fim de semana não comprometeu a estrutura. No entanto, cerca de cinco milímetros cederam na madrugada desta segunda-feira (19). “A movimentação está dentro do esperado”, relatou.

O prefeito, Bruno Covas (PSDB), disse que irá solicitar ao TCM (Tribunal de Contas do Munícipio) um contrato emergencial para a realização dos laudos estruturais de todas as 185 pontes e viadutos da cidade. “A vistoria visual que sempre foi feita na cidade se mostrou incompleta e insuficiente. Precisamos, agora, de um laudo mais estruturante”, comentou. No dia do acidente, porém, Covas mencionou que “não havia nenhuma indicação ou possibilidade de que isso fosse acontecer”.

Publicidade

Veja também: "Foi como se o chão desaparecesse", diz motorista em queda de viaduto

Segundo o secretário Aly, o projeto do viaduto Jaguaré não é da gestão Covas. “É da década de 1970. Estamos ainda procurando os documentos e laudos”, comentou.

Publicidade

Enquanto isso, o secretário municipal de Transportes, João Octaviano, relatou dez interdições para os próximos 20 dias na marginal Pinheiros, com o intuito de liberar a via expressa da pista. De acordo com o projeto, canteiros serão usados como acessos entre as pistas expressa, central e local: “vamos eliminar o efeito funil”.

Confira: SP só gastou 5% do previsto com manutenção de viadutos e pontes

O plano emergencial da prefeitura foi anunciado na manhã de hoje, logo após a primeira reunião presencial do comitê de gerenciamento de crise. O encontro, que durou quase três horas, reuniu o prefeito, secretarias de Transportes, Infraestrutura Urbana, Subprefeituras, Segurança Urbana, Fazenda, Justiça e Comunicação, além da subprefeitura do Ipiranga, o chefe de gabinete da Polícia Militar de São Paulo e da procuradoria-geral do município.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.