Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

SP descarta que criança tenha passado mal por causa de vacina

Governo estadual afirma que foi constatada uma doença congênita em garota de 10 anos que sofreu parada horas após imunização

São Paulo|Do R7

Vacinação infantil
Vacinação infantil Vacinação infantil

O governo de São Paulo descartou nesta quinta-feira (20) que a garota de 10 anos que sofreu uma parada cardíaca horas após ser imunizada contra a Covid-19 em Lençóis Paulista, no interior do estado, tenha passado mal por causa da vacina. O caso levou o município a suspender a vacinação.

De acordo com o secretário estadual da Saúde, Jean Gorichteyn, em contato com o hospital onde a criança foi internada em Botucatu, as autoridades estaduais tomaram conhecimento de que foi constatada uma rara doença cardíaca congênita na menina. Não se tratou, portanto, de um evento adverso, segundo Gorichteyn.

Leia também

Ele explica que os próprios pais da criança desconheciam que a menina tinha a doença. E contou que dez especialistas se debruçaram sobre o tema desde o anúncio do caso pelo município de Lençóis Paulista, na quarta-feira. 

"Vacinas são seguras e protegem contra o coronavírus e, inclusive, contra a variante Ômicron. É fundamental que os pais levem seus filhos para ser vacinados", disse.

Publicidade

"Continuamos vacinando as crianças com mais de 5 anos. Não podemos esquecer que essas crianças estarão retomando as atividades escolares. E nós precisamos protegê-las. "Continua se consagrando a importância da vacinação nesse grupo etário", disse.

Suspensão

A decisão de suspender a vacinação foi tomada pelo Comitê de Enfrentamento da Covid-19 um dia após o início da imunização das crianças na cidade, e vale por sete dias. Em nota na quarta-feira (19), o órgão disse que "não existe dúvida sobre a importância da vacinação infantil", mas que, diante do ocorrido, "será dado esse prazo para o acompanhamento e monitoramento diário das 46 crianças lençoenses vacinadas até o momento".

Publicidade

Segundo o comitê, o prazo é necessário para o "aprofundamento sobre o caso de forma específica e o envio de relatórios aos órgãos de controle federais e estaduais".

O município é governado por Anderson Prado de Lima (DEM). A assessoria afirmou nesta quinta-feira que a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos segue por agendamento através da Central Saúde (0800 2691 120) até segunda-feira. Na terça-feira (25), a imunização será retomada por livre demanda no ESF da Maria Cristina, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.