Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

SP: Metrô, CPTM e EMTU têm mudanças no feriado prolongado

Serviços terão períodos com circulação reduzida ou interdições. Veja alterações por tipo de transporte

São Paulo|Do R7

Trens, ônibus e metrôs vão operar de forma diferenciada neste feriado
Trens, ônibus e metrôs vão operar de forma diferenciada neste feriado Trens, ônibus e metrôs vão operar de forma diferenciada neste feriado (Rovena Rosa/Agência Brasil/Rovena Rosa/Agência Brasil)

Os serviços de transporte público da Grande São Paulo terão mudanças na operação durante o feriado prolongado do dia 12. As alterações abrangem metrô, trens e ônibus metropolitanos e incluem interdições ou circulação reduzida em determinados períodos. Veja as mudanças abaixo:

Leia também

CPTM

Na segunda-feira (11) as sete linhas da CPTM vão operar com grade de intervalos semelhante a de um sábado, e, na terça-feira (12), a grade será semelhante a de domingo.

A circulação de trens na Linha 8-Diamante será interrompida nos dias 10 e 12 de outubro entre as estações Comandante Sampaio e Carapicuíba durante todo o horário comercial (4h à meia-noite), por conta de obras da Prefeitura de Osasco para a construção no viaduto Miguel Costa, que passará sobre via férrea.

Durante o período de interrupção, a CPTM acionará o sistema Paese para atender os passageiros que utilizam estas duas estações, além de Gen. Miguel Costa e Quitaúna, que estarão fechadas nestes dois dias. É possível ter mais detalhes sobre a interrupção no site da CPTM

Publicidade

Na segunda-feira todas as estações da Linha 8-Diamante funcionarão normalmente.

EMTU

Ainda na terça-feira, no dia do feriado, todas as linhas de ônibus intermunicipais gerenciadas pela EMTU seguirão a programação horária de domingo. Na segunda-feira, a operação será de dia útil normal em todas as regiões metropolitanas. Informações detalhadas sobre horários de partida e itinerários podem ser obtidas no site da EMTU ou no aplicativo da EMTU disponível para iOS e Android.

Publicidade

Metrô

Neste feriadão, o Metrô programou operação diferenciada nas linhas 15-Prata e 1-Azul. Já neste sábado (9), todas as linhas terão operação normal com frotas habituais em circulação. No domingo, na Linha 15-Prata prosseguem os testes programados no sistema de controle de movimentação dos trens e todas as estações ficarão fechadas das 4h40 às 16h.

Estes testes fazem parte do protocolo de segurança que antecedem a inauguração da futura estação Jardim Colonial. Durante a interdição, os passageiros serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE, que circularão entre as estações Vila Prudente e São Mateus até a volta da circulação dos trens, às 16h.

Publicidade

Na estação Jabaquara, da Linha 1-Azul, a mudança acontece no domingo e na terça-feira. Para dar início às obras civis que permitirão a instalação das portas de plataforma nesta estação, haverá interdição de uma das vias durante todo o dia. Durante a interdição, os passageiros serão orientados sobre qual plataforma utilizar para embarque. Vale destacar que a frota de trens em operação em todas as linhas será semelhante a de um domingo típico.

Na segunda-feira, todas as linhas terão funcionamento normal, sem interdições, e as frotas em circulação serão específicas para atender a demanda neste dia, com trens reservas preparados para entrar em circulação caso ocorra aumento de demanda. Na terça-feira, as linhas funcionarão normalmente, porém com frota semelhante a de domingo.

ViaQuatro e ViaMobilidade

As linhas 4-Amarela e 5-Lilás vão funcionar na segunda-feira com oferta de trens de dia útil e na terça-feira equivalente a um domingo. As equipes estarão prontas para ajustar a frota se necessário. No fim de semana, a operação terá a circulação de trens igual a de outros sábados e domingos.

Bicicletas

Aos sábados, domingos e feriados, os passageiros podem embarcar com suas bicicletas convencionais e também elétricas de tamanho semelhante ao das convencionais no Metrô, na CPTM e nas concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade. Nos dias úteis, de segunda a sexta, o embarque é permitido entre 10h e 16h e das 21h até o encerramento da operação. O embarque da bike no trem é permitido apenas no último carro, no limite de quatro bicicletas por viagem.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.