Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Depois de enchentes, Paquistão enfrenta surto de dengue e outras doenças

País está com casos generalizados de patologias transmitidas pela água, e vítima conta que 'cada noite é como um dia do juízo final'

Saúde|

Águas contaminadas estão desencadeando o surto das doenças
Águas contaminadas estão desencadeando o surto das doenças Águas contaminadas estão desencadeando o surto das doenças

Casos generalizados de doenças transmitidas pela água, como a dengue, estão sendo relatados no Paquistão após as recentes inundações devastadoras que atingiram o país, disse um ministro do governo na quinta-feira (15).

"De acordo com os dados que temos, mais de 4.000 pessoas sofrem com isso (dengue). De acordo com os dados que estamos recebendo, essa contagem está aumentando em cerca de 150 a 200 pacientes diariamente", disse a ministra da Saúde do sul da província de Sindh, Azra Fazal Pechuho, à Reuters.

Outras condições, incluindo disenteria, diarréia, malária e doenças de pele, foram generalizadas, disse ela em uma coletiva de imprensa na semana passada.

Leia também

"Passamos cada noite com grande dificuldade. Cada noite é como um dia do juízo final para nós. Os mosquitos estão picando e as crianças não conseguem dormir por causa deles. As crianças estão adoecendo devido a picadas de mosquito e os hospitais aqui não são capazes de tratar todas as doenças causadas por picadas de mosquito", contou uma das vítimas, Zulfiqar Solangi.

Publicidade

E acrescenta: "Não há água potável aqui e estamos bebendo a água da enchente. Continuamos a abanar as crianças a noite toda, mas ainda assim é difícil para elas dormir [por conta dos mosquitos]. Durante o dia estamos sob o sol quente. Não há sombra adequada, nem qualquer arranjo de comida ou água aqui. É isso que estamos enfrentando".

A iminente crise de saúde foi um infortúnio crescente para as autoridades paquistanesas, que já estavam sob pressão para prestar ajuda a milhões de vítimas de enchentes deslocadas porque perderam suas casas.

Publicidade

Chuvas recordes de monções e derretimento de geleiras desencadearam o desastre que não mostrou sinais de diminuir no último mês. As Nações Unidas e o Paquistão associaram o clima extremo às mudanças climáticas, enquanto cerca de 600 mil pessoas fugiram de suas casas.

Cerca de 33 milhões de pessoas dos 220 milhões no país do sul da Ásia foram afetadas de alguma forma pelas inundações que varreram casas, estradas, ferrovias e pontes e submergiram cerca de 4 milhões de acres de terras agrícolas.

5 coisas que você precisa saber sobre dengue hemorrágica

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.