Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Falta do "kit intubação" pode atingir 1.141 municípios, aponta pesquisa

Relatório divulgado pela Confederação Nacional de Municípios também indica risco de desabastecimento de oxigênio medicinal

Saúde|Do R7


A intubação auxilia na respiração por meio de um tubo colocado na garganta
A intubação auxilia na respiração por meio de um tubo colocado na garganta

Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (1°) pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) mostra que há risco de falta dos medicamentos do "kit intubação" em 1.141 municípios; conjunto de anestésicos, sedativos e relaxantes musculares é necessário para realizar o procedimento em casos graves de covid-19. 

O relatório também aponta que há risco de desabastecimento de oxigênio medicinal em 625 municípios. “O percentual de municípios com risco para falta de oxigênio e dos medicamentos do ‘kit intubação’ teve queda pouco expressiva, apontando que o problema continua sendo uma grande preocupação”, diz a nota divulgada pelo CNM.

O levantamento foi realizado entre os dias 29 e 31 de março, com 2.553 municípios de todos os estados e do Distrito Federal. Os prefeitos responderam perguntas referentes ao estoque de oxigênio medicinal, dos insumos farmacológicos necessários para o procedimento de intubação, sobre a distribuição de vacinas e medidas de restrição que estão sendo adotadas.

As respostas mostraram que 98% dos municípios pesquisados receberam as vacinas contra a covid-19 nesta semana, e que 37,1% estão realizando lockdown, o que a pesquisa considerou como o fechamento total de atividades não essenciais; em 89,4% as aulas presenciais estão paralisadas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.