Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Fim do horário de verão pode causar estresse e perda de apetite, afirmam especialistas

Médicos dão dicas de como readaptar o corpo ao novo horário 

Saúde|Do R7*

Insônia, estresse e irritabilidade são os problemas mais comuns com o final do horário de verão
Insônia, estresse e irritabilidade são os problemas mais comuns com o final do horário de verão Insônia, estresse e irritabilidade são os problemas mais comuns com o final do horário de verão

Na virada deste sábado (15) para domingo (16), termina o horário de verão e todos os Estados da região Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem atrasar o relógio em uma hora.

Para algumas pessoas, esta mudança tende a causar alterações no sono, irritabilidade, estresse e diminuição do apetite, afirmam especialistas.

De acordo com a professora de fisiologia da Santa Casa de São Paulo, Cristiane Lopes a maioria das pessoas leva poucos dias para voltar à rotina e ao padrão de sono normal. No entanto, outras necessitam de um tempo maior para regular o relógio biológico.

— Os sinais da má adaptação ao novo horário aparecem aos poucos. Pode começar com um cansaço excessivo, dores musculares e, algumas vezes, até insônia.

Publicidade

Cada pessoa tem seu próprio ritmo biológico e o responsável é o hormônio chamado melatonina. Esse hormônio é produzido naturalmente pelo organismo ao anoitecer com a alteração da quantidade de luz solar.

— Em dez dias, o nosso organismo está totalmente adaptado ao novo horário, mas crianças e idosos podem demorar mais tempo na adaptação. No caso da criança, isso ocorre pois seu sistema nervoso não está completamente desenvolvido e, nos idosos, por ele já estar fraco devido à idade.

Publicidade

Veja dicas e se adapte mais fácil

Uma das dicas para conseguir se adaptar melhor à mudança é controlar melhor os horários das refeições, de acordo com a diretora do HSPE (Hospital do Servidor Público Estadual), Vera Soibelman.

Publicidade

— Na primeira semana, as pessoas devem aumentar a ingestão de líquido e fazer refeições leves, mantendo o mesmo horário, assim o cérebro entende mais rápido possível a mudança.

Conforme sugestão da diretora, para acelerar ainda mais o processo, o ideal é dormir com as janelas abertas, pelo menos nos primeiros dias da alteração do horário, para que seja possível despertar com a claridade naturalmente.

Crianças

As crianças, com mais de quatro anos, por ainda não terem seu sistema nervoso completamente formado, tendem a sofrer mais. Por isso, é comum que nos primeiros dias elas demorem a sair de suas camas e tenha dificuldades para dormir.

— Enquanto os adultos demoram cerca de dez dias, as crianças podem demorar de 12 a 14.

*Colaborou: Luiz Guilherme Sanfins, do R7

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.