Logo R7.com
Logo do PlayPlus
NeoQuímica N Motivos
Publicidade

Como melhorar a performance cerebral

O declínio mental é comum e uma das consequências mais temidas do envelhecimento. Mas o comprometimento cognitivo não é inevitável

NeoQuímica N Motivos|Do R7 Conteúdo e Marca

Exercícios físicos ajudam também a prevenir doenças degenerativas do cérebro
Exercícios físicos ajudam também a prevenir doenças degenerativas do cérebro Exercícios físicos ajudam também a prevenir doenças degenerativas do cérebro

Nosso cérebro é uma máquina misteriosa, capaz de armazenar uma infinidade de dados, sensações e memórias, exatamente como um computador de última geração. Ao cérebro cabe a responsabilidade de filtrar o que é importante e recuperar o que for necessário. Isso se chama processar a informação, uma atividade que acontece em três fases: codificação, armazenamento e recuperação.

Dia a dia a mente humana é bombardeada com milhares de informações que podem ser traduzidas em estímulos e resultar em aprendizado. Para cumprir todas as etapas, é preciso contar com a integridade física desse órgão tão importante para o foco, o desempenho e a performance intelectual do indivíduo.

Na era da fadiga mental e da superexposição aos aparelhos eletrônicos e digitais, manter o cérebro em perfeitas condições é desafiador, mas com algum esforço e força de vontade, é possível treiná-lo e desenvolver uma rotina de manutenção da saúde mental para evitar doenças degenerativas que possam afetar essa área. Veja a seguir atitudes para ajudar a manter o equilíbrio neurológico e potencializar o uso da sua mente no dia a dia:

Exercícios mentais

Publicidade

Manter a leitura em dia, praticar o hábito de preencher palavras cruzadas, montar quebra-cabeças e participar de jogos desafiadores, como ludo e xadrez, são algumas maneiras de oxigenar a mente. A diversão também faz parte do processo.

Exercícios físicos

Publicidade

A prática de atividades físicas é benéfica para o cérebro porque faz o sangue circular de forma adequada, evitando os perigos de doenças neurológicas e acidentes vasculares cerebrais. Além disso, fortalecem o sistema nervoso central e melhora as conexões das células dessa região.

Alimentação

Publicidade

Uma dieta equilibrada, com nutrientes adequados, e com baixos níveis de gorduras saturadas e açúcar refinado é perfeita para manter a saúde de modo geral. A chamada “Dieta do Mediterrâneo”, rica em frutas, verduras, peixes, grãos e oleaginosas pode ser adequada para uma atividade cerebral cada dia melhor.

De olho na pressão sanguínea

A pressão alta é um fator de risco para a saúde mental, assim como o nível de açúcar no sangue pode causar muitos estragos e declínio cognitivo com o passar dos anos. Colesterol alto também é uma ameaça real, como também são a obesidade e os exageros no consumo de álcool e cigarros.

Cuide das emoções

Estresse, ansiedade, falta de equilíbrio emocional, exaustão e privação de sono podem acarretar terríveis consequências para o corpo e a mente. Reserve um tempo para o autocuidado e procure ajuda sempre que sentir aumentar a pressão externa sobre sua vida.

Acione seu círculo social

Ter amigos e familiares por perto pode ser uma excelente válvula de escape em certos momentos. Contar com o apoio dos entes queridos não apenas ajuda a manter a saúde mental, mas também colabora para evitar crises de fundo psicológico e ameniza dores de origens psicossomáticas.

Procure ajuda de um especialista

Para saber quais as atividades e cuidados mais adequados para você procure um médico ou psicólogo para fazer uma avaliação completa.

Neo Química. Sua saúde é nossa vocação.

Referências consultadas:

12 ways to keep your brain Young. Harvard Health Publishing. Harvard Medical School. Internet. Disponível em: https://www.health.harvard.edu/mind-and-mood/12-ways-to-keep-your-brain-young. Acesso em 04/11/2021.

5 tips to keep your brain healthy. Mayo Clinic Health System. Internet. Disponível em: https://www.mayoclinichealthsystem.org/hometown-health/speaking-of-health/5-tips-to-keep-your-brain-healthy. Acesso em 04/11/2021.

Keep your brain healthy as you age. Kaiser Permantente. Internet. Disponível em https://wa-health.kaiserpermanente.org/keep-brain-healthy-age/. Acesso em 04/11/2021.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.