Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Pesquisadores estudam plantas medicinais usadas por guarani-kaiowá para tuberculose

Projeto deve resultar em um acervo de pesquisa na língua guarani

Saúde|Da Agência Brasil

Estudo busca intermedicalidade, levando em conta cultura de povos originários
Estudo busca intermedicalidade, levando em conta cultura de povos originários Estudo busca intermedicalidade, levando em conta cultura de povos originários

Pesquisadores da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) vão desenvolver um trabalho para analisar plantas medicinais e tratamentos fitoterápicos contra a tuberculose usados pelo povo indígena guarani-kaiowá, em Mato Grosso do Sul. O projeto deve resultar em um grande acervo de pesquisa na língua guarani e na instalação de um jardim terapêutico na Aldeia Amambai, com coordenação do Grupo de Jiga (Jovens Indígenas Guarani-Kaiowá).

O estudo tem como ideia central o conceito de intermedicalidade, em que intervenções em saúde consideram também as crenças culturais e práticas terapêuticas dos povos originários. A proposta é obter, com a troca de saberes, um uso seguro desses fitoterápicos em associação com os medicamentos alopáticos indicados para a tuberculose.

Leia também

O trabalho é coordenado pelos pesquisadores Islândia Carvalho, da Fiocruz Pernambuco, e Paulo Basta, da Escola de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz). Os extratos utilizados em terapias auxiliares ou no tratamento da tuberculose pulmonar terão o potencial farmacológico testado no Departamento de Imunologia da Fiocruz Pernambuco.

Um estudo anterior, conduzido pelos pesquisadores da UFPE Rene Duarte e Rafael Ximenes, já havia resultado no Acervo Pohã Ñana, que apresenta o conhecimento sobre práticas tradicionais de cura e um catálogo com 82 plantas medicinais utilizadas pelo povo guarani-kaiowá de forma sistematizada e em conteúdo bilíngue. Com a pesquisa atual, esse acervo deve ser ampliado.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.