Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Tire aqui suas dúvidas sobre os medicamentos genéricos

Importante para a saúde do brasileiro, o medicamento genérico tem eficácia comprovada e preço justo

Saúde|Do R7 Conteúdo e Marca

O remédio genérico democratizou o acesso à saúde de milhares de famílias, e a Medley faz parte dessa história de sucesso. A qualidade da Medley é garantida tanto por inspeções nacionais e internacionais da Sanofi, dona da marca e uma das maiores empresas farmacêuticas do mundo, e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)
O remédio genérico democratizou o acesso à saúde de milhares de famílias, e a Medley faz parte dessa história de sucesso. A qualidade da Medley é garantida tanto por inspeções nacionais e internacionais da Sanofi, dona da marca e uma das maiores empres... O remédio genérico democratizou o acesso à saúde de milhares de famílias, e a Medley faz parte dessa história de sucesso. A qualidade da Medley é garantida tanto por inspeções nacionais e internacionais da Sanofi, dona da marca e uma das maiores empresas farmacêuticas do mundo, e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

O medicamento genérico faz parte do cotidiano do brasileiro há mais de duas décadas, desde quando foi sancionada a Lei 9.787/99, que autorizou a comercialização de remédios após o término da patente do produto de referência¹.

E se tornou tão relevante para a saúde do brasileiro que existe até uma data comemorativa nacional, o dia 20 de maio, para destacar os benefícios desse item de primeira necessidade com eficácia comprovada e preço justo.

E mesmo o genérico fazendo parte do nosso cotidiano desde o final dos anos 90, democratizando o acesso à saúde de milhares de famílias, ainda podem surgir algumas dúvidas sobre o assunto, não é?

Para esclarecer alguns pontos relevantes, o R7 e a Medley, marca mais recomendada por médicos e farmacêuticos, prepararam algumas perguntas e respostas a respeito da temática².

Publicidade

- Qual é a diferença entre o medicamento genérico e o de referência?

Medicamentos de referência são produtos inovadores, geralmente os primeiros registrados no país para aquela substância³. O medicamento genérico possui a mesma substância do medicamento de referência, mas somente pode estar disponível nas farmácias após a expiração da exclusividade de comercialização do medicamento de referência e a aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)³. Ou seja, os genéricos têm qualidade e segurança. E se o assunto é eficácia e qualidade, a escolha é Medley, marca com mais de 25 anos de história².

Publicidade

- Como posso identificar esse tipo de remédio?

Os medicamentos genéricos são os que possuem uma tarja amarela na qual se lê: “medicamento genérico”. O princípio ativo do medicamento também aparece em destaque na embalagem³. Segundo a legislação, devem ser 35% mais baratos que os medicamentos de referência⁴. E para identificar os medicamentos da Medley, marca com qualidade que cabe no seu bolso, é fácil: veja a imagem abaixo⁴.

Publicidade

- Os medicamentos genéricos têm o mesmo efeito da referência?

Por ter a mesma substância e por ter sido aprovado pela Anvisa, o medicamento genérico possui o mesmo efeito do medicamento de referência³. E a Medley faz medicamentos genéricos como ninguém, pois segue um critério rigoroso de qualidade. Isso mesmo, o cuidado que a empresa toma em todas as etapas de produção é para que o consumidor tenha, dentro de cada caixinha de remédio, a qualidade e segurança de uma marca que é eficaz em tudo que faz².

- Preciso de receita médica para comprar genérico?

É o médico, profissional importante para o sucesso da política de medicamentos genéricos no país, que deve prescrever o medicamento pela denominação genérica. Ele também tem a obrigação de orientar sobre a eficácia e segurança dos genéricos, esclarecendo as dúvidas dos pacientes. Os médicos do Sistema Único de Saúde (SUS), por exemplo, são obrigados por lei a receitar o medicamento pela denominação genérica⁵.

- O medicamento genérico é confiável?

Sim. Os genéricos são testados através de estudos de bioequivalência realizados em voluntários sadios. Isto é, a formulação do produto genérico é confrontada frente a formulação do produto de referência¹. Se comparáveis as formulações, mostrando que o produto genérico libera a mesma razão/quantidade de substância ativa ao organismo, estas são consideradas intercambiáveis. Ou seja, o médico, farmacêutico ou consumidor pode optar pelo medicamento genérico⁵. Na hora de escolher a marca do genérico, lembre-se de que a Medley nasceu há 25 anos com a missão de promover o acesso dos brasileiros à saúde, sendo uma das pioneiras na fabricação de medicamentos do tipo no país.

- O que garante a qualidade do medicamento genérico?

Todo o processo de desenvolvimento e produção do medicamento genérico é conduzido de acordo com as normas técnicas, desde a compra do IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) até as etapas finais de produção⁶. A qualidade da Medley é garantida por inspeções internacionais da Sanofi, dona da marca e uma das maiores empresas farmacêuticas do mundo, bem como da Anvisa. Se o genérico é Medley, pode confiar.

Referências:

¹Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9787.htm

²Fonte: Pesquisa Ipsos Brand Health Tracking. Pesquisa online, de abrangência nacional, realizada pela Ipsos a pedido da Medley, entre 20 de outubro de 2021 a 31 de outubro de 2021. Foram realizadas 530 entrevistas com homens e mulheres, de 25 a 65 anos, responsáveis pela decisão de compra de medicamentos e consumidores de genéricos. A margem de erro é de 4.3 pontos percentuais.

³Fonte: Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA – Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/acessoainformacao/perguntasfrequentes/medicamentos/conceitos-e-definicoes

⁴Fonte: Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA – Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/medicamentos/genericos

https://cremesp.org.br/?siteAcao=Publicacoes&acao=detalhes_capitulos&cod_capitulo=70

https://bvsms.saude.gov.br/medicamentos-genericos-/

Cód MAT: MAT-BR-2204083

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.