Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Aquecimento global pode aumentar ataques de pragas em plantações

Estudo relaciona o aumento da temperatura do planeta com a maior incidência de insetos em fazendas produtoras de milho, arroz e trigo

Tecnologia e Ciência|Pablo Marques, do R7

Aquecimento global pode favorecer as pragas em plantações de grãos
Aquecimento global pode favorecer as pragas em plantações de grãos Aquecimento global pode favorecer as pragas em plantações de grãos

Cientistas realizaram uma pesquisa que relacionou o impacto do aquecimento global com a proliferação de insetos. Uma das possíveis consequências disso, seria o aumento do ataque de pragas em plantações de milho, arroz e trigo.

Leia também: Estudo liga exposição crônica à poluição a redução nos níveis de inteligência

Hoje, os insetos são responsáveis pela perda de 5% a 20% da safra de grãos ao redor do mundo. Segundo a pesquisa publicada na Science, a cada grau Celsius a mais, haverá um aumento de 10% a 25% na quantidade de insetos.

A equipe de pesquisadores liderada por Curtis Deutsche e Joshua Tewskbury, estima que se ocorrer um aumento de 2 graus Celsius as perdas no campo poderão chegar a 213 milhões de toneladas de grãos.

Publicidade

O motivo desse prejuízo na produção estaria relacionado com o metabolismo dos insetos. O aumento da temperatura acelera o metabolismo dos insetos e eles passam a buscar mais alimentos.

Leia também: Aos 21, mulher é a mais jovem a sofrer transplante de rosto nos EUA

Publicidade

Nos países com clima tropical, o impacto na produção poderá ser menor. Isso porque os insetos já estão em uma temperatura favorável e o aumento da temperatura pode ter um efeito contrário e diminuir a atividade do metabolismo.

Porém, em locais onde as temperaturas são mais baixas, poderá haver um aumento no número nos ataques às plantações. Isso impactaria na produção de grãos em regiões de clima temperado, onde a maioria dos grãos é produzida.

Leia também: Quais são as opções para substituir os canudinhos de plástico?

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.