Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Tecnologia e Ciência
Publicidade

Assista ao vivo o lançamento do novo telescópio da Nasa

Batizado de James Webb, equipamento deve substituir o tradicional e conhecido Hubble na exploração da história do espaço sideral

Tecnologia e Ciência|Lucas Ferreira, do R7

A Nasa lança neste sábado (25) o novo telescópio da agência espacial, o James Webb. O equipamento, destacado pela agência como o telescópio mais poderoso já criado pela humanidade, deve substituir o tradicional Hubble, enviado ao espaço na década de 1990.

O lançamento do James Webb acontece no Centro Espacial Kourou, na Guiana Francesa — território da França na América do Sul, com transmissão a partir das 8h30 (horário de Brasília). O lançamento está previsto para as 9h20. Além da Nasa, as agências Espacial Europeia e Espacial Canadense participam deste projeto, que teve início no final dos anos 1990.

O James Webb conta com um conjunto de espelhos primários de 6,5 metros de diâmetro, de acordo com a Nasa. A estrutura é composta por 18 espelhos hexagonais folheados a ouro. Acoplados junto aos seguimentos restantes do telescópio, o James Webb pesa 6,5 toneladas e tem potência elétrica de 2.000 watts.

James Webb substituirá o conhecido telescópio Hubble
James Webb substituirá o conhecido telescópio Hubble James Webb substituirá o conhecido telescópio Hubble

Os poderosos espelhos do James Webb observarão a evolução das galáxias, assim como a formação das primeiras galáxias e estrelas. O equipamento captará luzes infravermelha e as transformará em informações para os cientistas da Nasa.

Publicidade

O telescópio James Webb alcançará a órbita final apenas em março, segundo estimativas da Nasa. O equipamento ficará a mais de 1,5 milhão de km da Terra, em um ponto do espaço chamado de Ponto de Lagrange L2.

Por ficar além da órbita da Lua e distante da região na qual os atuais ônibus espaciais tripulados conseguem alcançar, manutenções presenciais no James Webb não devem ser feitas. A estimativa é que o telescópio tenha vida útil próxima a dez anos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.