Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Estudo: Extermínio de índios nas Américas causou mudança climática

Fenômeno conhecido como "Pequena Era do Gelo" foi causado por reflorestamento de áreas que antes eram ocupadas pelos indígenas

Tecnologia e Ciência|Fábio Fleury, do R7

Morte dos índios por colonizadores europeus causou mudança climática
Morte dos índios por colonizadores europeus causou mudança climática Morte dos índios por colonizadores europeus causou mudança climática

A colonização das Américas pelos europeus e a morte de milhões da população nativa causaram uma alteração climática mundial durante o século 17. É o que mostra uma pesquisa publicada esta semana por pesquisadores da Universidade de Londres.

Pelos cálculos usados no estudo, cerca de 56 milhões de índios morreram entre a chegada de Cristóvão Colombo à América, em 1492, e o ano de 1600, tanto em conflitos contra os colonizadores como por doenças trazidas da Europa.

Com tantas mortes, grandes áreas ocupadas por vilas e plantações dos índios foram reflorestadas naturalmente. Isso gerou um aumento na concentração de gás carbônico na atmosfera e, em 1610, a temperatura média global caiu cerca de 0,15º C.

"Pequena Era do Gelo"

Publicidade

Essa alteração deu origem a um período conhecido como "Pequena Era do Gelo", em que muitos países, especialmente na Europa, tiveram quedas bruscas de temperatura ocasionando invernos mais frios e verões menos intensos.

Leia também

Até então, acreditava-se que esse período, que durou até meados do século 19, teria apenas causas naturais. Essa é a primeira pesquisa que atribui uma causa humana ao fenômeno. Desde então, a temperatura no mundo vem apresentando aumento constante.

Publicidade

Os pesquisadores chegaram a essa conclusão analisando os gases armazenados em gelo retirado da Antártida. As camadas mostram como a concentração de CO2 teve um aumento considerável por volta de 1610.

"Isso foi causado por ações em terra, não pelos oceanos", explicou o pesquisador que liderou o estudo, Alexander Koch, em entrevista à CNN. Segundo ele, a pequena variação negativa foi sentida em todo o mundo.

Publicidade

Efeito estufa

De acordo com um dos co-autores, Mark Maslin, "os níveis de CO2 e o clima eram relativamente estáveis até este ponto, então essa é a primeira grande mudança histórico que podemos ver nos níveis de gases do efeito estufa na Terra."

Para Maslin, o extermínio da população indígena também colaborou para acelerar o desenvolvimento da Europa, à medida em que recursos naturais e alimentos levados para o continente enriqueceram os países e os empurraram da agricultura para a indústria mais cedo.

Veja abaixo como o aquecimento global está mudando a paisagem da Groenlândia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.