Tecnologia e Ciência Impacto da ação humana na Amazônia é capa da revista científica Science

Impacto da ação humana na Amazônia é capa da revista científica Science

Periódico científico, um dos mais prestigiados do mundo, ressalta a importância da diversidade do ecossistema e os riscos do desmatamento

A Science é uma das mais importantes revistas científicas do mundo

A Science é uma das mais importantes revistas científicas do mundo

Reprodução/Science.org

A Amazõnia é capa da edição mais recente da revista científica Science, considerada um dos mais prestigiados periódicos científicos do planeta. A publicação, que será lançada amanhã (27), ressalta os desafios enfrentados pelo ecossistema amazônico.

Segundo o artigo principal, que reúne dois estudos sobre o impacto da ação humana na floresta, a Amazônia tem importância central para o planeta, pela grande biodiversidade e pela influência na manutenção do clima.

A Amazônia é o ecossistema de escala subcontinental mais rico em espécies e abriga mais de 10% de todas as espécies de plantas e vertebrados, concentradas em apenas 0,5% da área da superfície da Terra. A floresta amazônica também é um componente crítico do sistema climático da Terra, contribuindo com cerca de 16% de toda a produtividade fotossintética terrestre.

Revista Science

A publicação afirma ainda que um total de 17% da área da floresta foi desmatada, e analisa como a diminuição da área territorial da floresta impacta nos ciclos do carbono e no futuro climático do planeta.

A revista Science foi fundada em 1883, e hoje é mantida pela Associação Americana para o Avanço da Ciência.

Ao lado da revista britânica Nature, é considerada um dos periódicos científicos mais importantes do mundo.

LEIA ABAIXO: Fotografia de sapo da selva amazônica com olhos esbugalhados que brilham no escuro ganha concurso

Últimas