Inteligência artificial encontra maneira de produzir oxigênio em Marte

Cientistas afirmaram que a tarefa que foi feita em cinco horas pelo robô só seria terminada por um humano em cerca de 2000 anos

Tecnologia e Ciência|Do R7

Um robô chinês controlado por inteligência artificial parece ter encontrado uma forma de extrair oxigênio da água de Marte, o que pode ajudar humanos em uma futura missão no planeta vermelho.

A descoberta foi revelada na revista científica Nature Synthesis, em um artigo onde cientistas descrevem como equiparam o maquinário com braços mecânicos, para analisar cinco amostras rochosas que caíram na Terra.

No processo, a máquina identificou materiais que poderiam catalisar a quebra das moléculas de água em oxigênio e hidrogênio. Para isso, o robô usou uma combinação de ácidos e outros componentes químicos, dissolvendo e separando o material do meteorito.

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp

Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp

Compartilhe esta notícia pelo Telegram

Assine a newsletter R7 em Ponto

Os pesquisadores explicaram que um humano poderia levar cerca de 2.000 anos para descobrir esse processo, mas a IA levou apenas cinco horas.

"Achamos que nossa máquina pode fazer uso de compostos em minérios marcianos sem orientação humana", disse o principal autor do estudo, Dr. Jun Jiang, da Universidade de Ciência e Tecnologia da China em Hefei.

Marte, o planeta vermelho do sistema solar
Marte, o planeta vermelho do sistema solar Marte, o planeta vermelho do sistema solar (Reprodução/CCBY/ESA & MPS para OSIRIS Team — 24/02/2007)

Os cálculos da equipe de Jiang indicam que poderiam ser produzidos 60 gramas de oxigênio por hora, utilizando um metro quadrado de material marciano.

Ele completou dizendo que esse é um grande avanço para as viagens espaciais e um passo a mais em direção ao sonho de colonizar Marte.

Nasa simula vida de humanos em Marte com habitat feito em impressora 3D