Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Israel busca atrair mais empresas na área de Ciências da Vida

Chefe do Departamento de Inovação diz que a área é decisiva, mas país ainda não consegue que empresas parceiras venham para seu território

Tecnologia e Ciência|Eugênio Goussinsky, do R7*

Applebaum é cientista-chefe de Inovação de Israel
Applebaum é cientista-chefe de Inovação de Israel Applebaum é cientista-chefe de Inovação de Israel

O grande investimento de Israel na área acadêmica levou o país a se tornar referência na área da tecnologia. Mas este processo enfrenta um obstáculo: a dificuldade em atrair parcerias para dentro do país na área de Ciências da Vida.

A afirmação é do cientista-chefe do Departamento de Inovação israelense, Ami Applebaum, que participou da Start Jerusalém 2018, evento que realizado entre 11 e 15 de novembro na cidade.

"O modelo de expansão das companhias israelenses é diferente na área de Ciências da Vida. Não é tão forte quanto nas outras, no sentido de atrair parceiros", afirmou Applebaum.

Leia também

O cientista-chefe diz que Israel conta com professores que são referências nesta área, mas é comum vê-los atuando fora do país. "O impacto desta área na economia não é o que almejamos e estamos trabalhando para mudar isso", comentou.

Publicidade

Da genética à ecologia

Os estudos em Ciências da Vida são essenciais para o desenvolvimento e manutenção de ecossistemas. Englobam genética, zoologia, botânica, imunobiologia e ecologia, entre outros.

Publicidade

A atuação do país neste setor e decisiva, mas Israel ainda não consegue parceiras para desenvolver em seu território a tecnologia comercializada com parceiros.

Grandes empresas de outros países, por exemplo, mantêm parceria para acelerar o crescimento de árvores com tecnologia israelense.

Publicidade

A ideia em Israel é fazer tais empresas manterem processos de desenvolvimento em Israel e não apenas levá-los para os países onde mantêm sede.

Nas outras áreas, porém, Applebaum acredita que o sistema israelense tem sido eficiente, principalmente por integrar vários segmentos da sociedade.

Integração entre diversos setores

Universidade de Jerusalém mantêm diversas parcerias
Universidade de Jerusalém mantêm diversas parcerias Universidade de Jerusalém mantêm diversas parcerias

A união entre universidades e governo é apenas um dos elementos que explicam este sucesso. Há outros pontos de integração governamental com setores como as startups, os fundos de investimento, as companhias de desenvolvimento e as multinacionais.

Até mesmo o Exército, segundo ele, estimula muitas descobertas tecnológicas por meio da necessidade de desenvolver sistemas de defesa. Essa rede tem, conforme diz Applebaum, o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas.

"Precisamos sempre trabalhar com a certeza e com o objetivo de que a alta tecnologia reduza as mazelas sociais e não as aumentem por restrições de acesso."

* O jornalista viaja a Israel a convite do Ministério das Relações Exteriores do país.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.