Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Pesquisadores encontram rochas plásticas 'assustadoras' em ilha remota no litoral brasileiro

Achadas em Trindade, no Espírito Santo, podem ser evidência da influência humana nos ciclos terrestres

Tecnologia e Ciência|Do R7

Rocha encontrada em ilhas vulcânicas contém elementos plásticos
Rocha encontrada em ilhas vulcânicas contém elementos plásticos Rocha encontrada em ilhas vulcânicas contém elementos plásticos

A geologia da vulcânica ilha de Trindade, no litoral no Espírito Santo, fascina os cientistas há anos, mas a descoberta de rochas feitas de detritos de plástico no remoto refúgio de tartarugas está causando alarme.

O plástico derretido se misturou às rochas da ilha, localizada a 1.140 km do Espírito Santo, o que os pesquisadores dizem ser uma evidência da crescente influência humana nos ciclos geológicos da Terra.

“Isso é realmente muito novo e ao mesmo tempo assustador”, disse Fernanda Avelar Santos, geóloga da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Fernanda e sua equipe realizaram testes químicos para descobrir que tipo de plástico está nas rochas chamadas "plastiglomeradas", porque são feitas de uma mistura de grânulos sedimentares e outros detritos mantidos juntos por plástico.

Publicidade

“Pudemos ver que são provenientes principalmente de redes de pesca. Esse é um lixo muito comum nas praias da ilha de Trindade, que chega pelas correntes oceânicas e se acumula à beira da praia”, disse Fernanda Santos.

A ilha de Trindade é um dos pontos de conservação mais importantes do mundo para a tartaruga-verde, ou Chelonia mydas; milhares delas vão até lá todos os anos para desovar. Os únicos habitantes humanos de Trindade são membros da Marinha brasileira, que mantém uma base na ilha e protege a nidificação das tartarugas.

Publicidade

“O local onde encontramos essas amostras (de plástico) é uma área de preservação permanente no Brasil, próximo ao local de desova das tartarugas-verdes”, afirmou a geóloga.

Leia também

A descoberta levanta questões sobre o legado dos humanos na Terra, diz Fernanda.

Publicidade

“O que a gente fala tanto do antropoceno é isso, o antropoceno é isso aqui. Uma poluição, o lixo no mar, o plástico despejado de maneira incorreta nos oceanos, está transformando e se transformando em material geológico que pode ficar preservado no registro (do planeta)."

LEIA ABAIXO: Saiba as diferenças entre cometas, asteroides, meteoros e meteoritos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.