Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Saiba como funciona o pijama usado por astronautas no espaço

Roupa tem com sensores para monitorar com precisão temperatura, batimentos cardíacos e respiração durante o sono em microgravidade

Tecnologia e Ciência|Pablo Marques, do R7

Dormir no espaço é algo muito mais complicado do que parece
Dormir no espaço é algo muito mais complicado do que parece Dormir no espaço é algo muito mais complicado do que parece

Os astronautas da Estação Espacial Internacional vivem diversos desafios no dia a dia no espaço. Com a sensação de estar flutuando, tudo pode ficar muito mais complicado, inclusive dormir após um dia de experimentos e pesquisas.

Leia também

Segundo a Nasa, agência espacial norte-americana, não é incomum os astronautas dormirem mal durante o período em que passam na órbita do planeta. Por isso, um pijama especial foi desenvolvido para monitorar esses momentos de descanso em microgravidade.

Veja também: Descubra 7 curiosidades sobre a vida no espaço em 7 GIFs

A roupa é feita de algodão, assim como a maioria dos pijamas usado na Terra, mas tem sensores para medir os sinais vitais, como temperatura corporal, batimentos cardíacos e o ritmo de respiração.

Publicidade
Pijama espacial monitora o corpo do astronauta durante o sono
Pijama espacial monitora o corpo do astronauta durante o sono Pijama espacial monitora o corpo do astronauta durante o sono

“Geralmente, a contração cardíaca é avaliada por ultrassom. Isso produz uma imagem detalhada do desempenho do coração, mas apenas permite a medição durante períodos limitados em um ambiente controlado e requer um operador especializado. O dispositivo vestível fornece um perfil batimento a batimento de maneira discreta e fora de um laboratório”, explica o pesquisador Marco Di Rienzo, da Fundação Don Carlo Gnocchi, da Itália.

A tecnologia usada nos pijamas da Nasa poderá ajudar também os pacientes que sofrem de insônia ou de outras dificuldades na hora de dormir. A vantagem é que a roupa é leve e confortável para não atrapalhar o sono e é muito mais precisa do que a maioria dos monitores à venda no mercado.

Publicidade

A Nasa explica que o sono é importante para garantir a saúde mental e física, além de garantir uma melhor performance cognitiva dos astronautas e também das pessoas aqui na Terra.

Veja também:

Soneca espacial! Veja como dorme um astronauta na órbita da Terra

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.