Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

WhastApp faz campanha no Instagram para combater fake news

Popular aplicativo de troca de mensagens busca alertar usuários sobre a necessidade de confirmar a origem da informação antes de compartilhar

Tecnologia e Ciência|Pablo Marques, do R7

WhatsApp orienta usuários a não compartilhar notícias falsas
WhatsApp orienta usuários a não compartilhar notícias falsas WhatsApp orienta usuários a não compartilhar notícias falsas

O WhatsApp está realizando uma campanha contra a propagação de fake news entre os usuários.

A ação para conscientizar sobre a necessidade de confirmar as fontes das informações compartilhadas começou em agosto deste ano, mês em que a campanha para as eleições deste ano foi iniciada.

Leia também: Além das fake news! O lado bom de ter um perfil nas redes sociais

Leia também

Na última semana, o aplicativo iniciou a veiculação de anúncios educativos no Instagram e também em jornais. Tanto na internet quanto no papel, foram publicadas dicas checar se uma notícia é verdadeira ou apenas um boato.

Publicidade
Aplicativo usa Instagram e Jornais para impedir a propagação de fake news
Aplicativo usa Instagram e Jornais para impedir a propagação de fake news Aplicativo usa Instagram e Jornais para impedir a propagação de fake news

A empresa pede aos usuários que verifiquem se quem enviou a mensagem é autor do conteúdo ou apenas compartilhou algo que recebeu. Outra orientação é conferir se a fonte da informação é confiável. Caso seja uma fake news, o usuário não deve enviar para mais ninguém.

Mortes por fake news

Publicidade

Em julho deste ano, cinco homens morreram em uma pequena vila na Índia, o maior mercado do WhatsApp com mais de 200 milhões de usuários, após vídeos falsos deixarem a população em pânico.

Leia também: Erro de interpretação espalha uma fake news sobre fake news

Publicidade

As imagens que circularam entre os grupos mostravam uma criança sendo sequestrada por dois homens em uma moto. A grande repercussão gerou uma mobilização para encontrar os responsáveis e pessoas inocentes foram perseguidas e espancadas.

A partir dessa situação, o governo indiano exigiu uma reposta do aplicativo, que decidiu limitar o número de pessoas que podem receber a mesma mensagem.

Veja também: Fuja de golpes no WhatsApp! Saiba os sinais de uma mensagem falsa

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.