Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Aras pede investigação do governador do DF, Ibaneis Rocha, no STJ

Ibaneis foi reeleito em 2022, mas foi afastado do cargo neste domingo (8) após os atos antidemocráticos em Brasília

Brasília|Camila Costa, do R7, e Clébio Cavagnolle, da Record TV

O governador Ibaneis Rocha (MDB) em conversa com os jornalistas no Palácio do Buriti.
O governador Ibaneis Rocha (MDB) em conversa com os jornalistas no Palácio do Buriti. O governador Ibaneis Rocha (MDB) em conversa com os jornalistas no Palácio do Buriti.

O procurador-geral da República, Augusto Aras, pediu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) que investigue a conduta do governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, no comando da segurança pública do DF neste domingo (8).

Extremistas que não aceitam a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na eleição de 2022 foram até a Esplanada dos Ministérios e a Praça dos Três Poderes e protagonizaram cenas de violência contra o patrimônio público e a democracia. Os vândalos atacaram os prédios do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF), destruíram móveis e obras de arte, quebraram vidros, roubaram objetos e armas de fogo.

Leia também

Conduta de segurança

A chegada dos extremistas ao centro de Brasília foi escoltada pela Polícia Militar do DF. Vídeos que circulam na internet mostram militares observando os ataques aos prédios. A troca do comando da PMDF já é dada como certa por integrantes da corporação.

Horas depois do início do vandalismo, o secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres, foi exonerado do cargo. Ele está de férias nos Estados Unidos.

Na sequência, o ministro do STF Alexandre de Moraes determinou que o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), fosse afastado do cargo por, pelo menos, 90 dias.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.