Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Metroviários de Recife voltam ao trabalho hoje após três dias de greve

Paralisação afetou 400 mil passageiros por dia; empresa se comprometeu a aumentar segurança

Cidades|Márcia Francês, do R7

Metrô de Recife voltou a operar às 5h desta sexta-feira
Metrô de Recife voltou a operar às 5h desta sexta-feira Metrô de Recife voltou a operar às 5h desta sexta-feira

Os metroviários de Pernambuco voltaram ao trabalho após três dias de greve e os trens voltaram a operar às 5h desta sexta-feira (10). A paralisação afetava 400 mil passageiros por dia em Recife e região metropolitana e contava com a participação de 1.700 funcionários.

Os trabalhadores cruzaram os braços na última terça-feira (8) e reivindicavam mais segurança para passageiros e funcionários. Neste ano, já foram registrados 1.600 assaltos em estações do metrô, além de atos de violência e vandalismo.

Os funcionários fecharam, na noite de quinta-feira (9), um acordo com a CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos), como explica Levi Arruda, diretor de comunicação do Sindimetro-PE (Sindicato dos Metroviários de Pernambuco). 

— A empresa se comprometeu a adotar algumas medidas como uma parceria com os órgãos de segurança pública aqui no Estado, agilizar o processo de contratação dos concursados de 2014 para o cargo de agente de segurança e constituiu, através de portaria, uma comissão nacional, com prazo de 90 dias, para elaborar um plano de ação na questão da segurança para o metrô do Recife.

Publicidade

Greve do metrô entra no segundo dia e afeta 400 mil passageiros em Recife

Sem acordo, greve dos metroviários de Recife entra no terceiro dia

Publicidade

Ainda de acordo com Arruda, a CBTU também aceitou rever alguns procedimentos com relação à permanência de caixas eletrônicos nas estações. 

— Modificar o horário de abastecimetno desses dispositivos e dialogar, com os trablhadores, o remanejamenteo ou retirada desses caixas das estações onde o problema da segurança é mais crítico.

Publicidade

Leia mais notícias de cidades

Relembre o caso:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.