Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Veja o que fazer se você não tem o recibo da última declaração do IR

Contribuinte precisa do número da declaração do ano passado para enviar a deste ano

Economia|Joyce Carla, do R7

O certificado digital, ou e-CPF, permite ao contribuinte agilizar todo o processo da declaração de Imposto de Renda
O certificado digital, ou e-CPF, permite ao contribuinte agilizar todo o processo da declaração de Imposto de Renda O certificado digital, ou e-CPF, permite ao contribuinte agilizar todo o processo da declaração de Imposto de Renda

O contribuinte que fez a declaração do ano passado precisa do número do recibo para declarar o IR (Imposto de Renda) deste ano. A informação é solicitada logo que o contribuinte começa a fazer o documento.

Se o contribuinte optar por importar os dados da declaração anterior, o número é preenchido automaticamente.

De acordo com a Receita Federal, o preenchimento do número do recibo não é obrigatório, exceto para declarações retificadoras. Os especialistas alertam, no entanto, que o contribuinte precisa manter o controle desse dado, já que a receita tem o prazo de até cinco anos para averiguar as informações.

Segundo Ana Cláudia Utumi, sócia responsável pela área tributária de TozziniFreire Advogados, quem não tiver o número tem duas opções: adquirir um certificado digital (e-CPF) ou deve solicitar um atendimento na Receita Federal e pedir o número.

Publicidade

— É mais interessante que o contribuinte, nesse caso, adquira o certificado digital, que vai permitir que ele não só recupere o número do recibo, mas todas as últimas declarações e ainda pode acompanhar toda a vida fiscal: desde a restituição como entender o motivo de uma eventual malha fina.

Confira onde estão serviços que ajudam a declarar o IR gratuitamente

Publicidade

Certificado digital

O certificado digital, ou e-CPF, é uma tecnologia que permite ao contribuinte agilizar todo o processo da declaração de Imposto de Renda e acompanhar a restituição de forma mais ágil. Também é possível utilizar o e-CPF para visualizar declarações anteriores, verificar possíveis pendências, parcelar débitos ou retificar pagamentos.

Publicidade

Com a ferramenta, o contribuinte também tem acesso a facilidades como baixar a declaração pré-preenchida apenas para realização de ajustes ou adição de despesas e deduções, além de permitir o acompanhamento do processamento da declaração.

Disponível desde o exercício 2014, o modelo de declaração pré-preenchida agiliza o processo e evita erros, reduzindo as chances da declaração parar na malha fina ou mesmo de ser retida por conta de dados incorretos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.