Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Após negativa do STF, USP paga salários de grevistas que tiveram ponto cortado 

A Justiça Trabalhista de SP havia determinado o pagamento até hoje (5)

Educação|Do R7, com Agência Brasil

Servidores da USP, Unesp e Unicamp em manifestação pelo fim do congelamento do reajuste salarial na última quarta-feira (3)
Servidores da USP, Unesp e Unicamp em manifestação pelo fim do congelamento do reajuste salarial na última quarta-feira (3) Servidores da USP, Unesp e Unicamp em manifestação pelo fim do congelamento do reajuste salarial na última quarta-feira (3)

Após o ministro Celso de Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal), ter negado o pedido de liminar da USP (Universidade de São Paulo) para não pagar salários dos servidores grevistas, a universidade depositou o pagamento referente ao mês de julho ontem (4). 

A informação é da assessoria de imprensa da reitoria e foi confirmada pelo Sintusp (Sindicato dos Funcionários da USP). O sindicato afirma ainda que todos os pagamentos referentes ao mês de agosto foram feitos. 

Não foi informado quantos funcionários receberam o pagamento por terem tido seus pontos cortados. 

Leia mais notícias de Educação no R7 

Publicidade

Na segunda-feira (1º), a Justiça Trabalhista de São Paulo determinou que a USP pagasse os salários de julho até hoje (5). Na mesma decisão, o juiz proibiu a universidade de cortar os salários dos grevistas, sob multa de R$ 30 mil por descumprimento. 

Supremo 

Publicidade

Na decisão do STF, o ministro entendeu que os servidores têm garantido o direito de greve. Além disso, Melo argumentou que o tipo de ação pretendida pela universidade não é o meio adequado para questionar o ato da Justiça Trabalhista.

USP, Unesp e Unicamp aprovam proposta de reajuste de 5,2% para tentar finalizar greve de funcionários

Publicidade

Em nota, ex-reitor da USP culpa recessão do País pela crise na universidade

Segundo o Sintusp (Sindicato dos Funcionários da USP), o pedido ao STF foi feito pelo procurador geral-chefe da USP, Gustavo Mônaco, sem o conhecimento dos funcionários técnico-administrativos.

“O Sintusp considera vergonhosa a atitude de Zago e Mônaco”, diz o sindicato em nota divulgada na madrugada de hoje (5).

Ontem (4), durante a terceira audiência de conciliação no TRT (Tribunal Regional do Trabalho), o desembargador Davi Furtado Meirelles fez nova proposta para pôr fim à greve dos trabalhadores da USP (Universidade de São Paulo), que começou em maio e dura 100 dias.

No dia 20 de agosto, uma manifestação realizada por servidores técnicos e estudantes contrários ao corte de ponto dos grevistas terminou em confronto com a PM (Polícia Militar) na Cidade Universitária, na zona oeste da capital paulista. Veja vídeo abaixo. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.