Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Aliados mantêm apoio a Bolsonaro e afirmam que não há motivo para contestar resultado

Presidente ainda não se manifestou publicamente sobre a derrota na disputa pela reeleição, confirmada pelo TSE no domingo (30)

Eleições 2022|Do R7, em Brasília

Jair Bolsonaro no interior do Palácio da Alvorada, em Brasília, nesta segunda-feira (31)
Jair Bolsonaro no interior do Palácio da Alvorada, em Brasília, nesta segunda-feira (31) Jair Bolsonaro no interior do Palácio da Alvorada, em Brasília, nesta segunda-feira (31) (WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO)

Aliados de Jair Bolsonaro (PL) afirmaram que vão manter o apoio ao presidente, mas que não veem espaço para contestar o resultado das urnas, que deram a vitória a Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

VEJA A COBERTURA COMPLETA DAS ELEIÇÕES 2022 NA PÁGINA ESPECIAL DO R7

Bolsonaro mantém silêncio após mais de 24 horas do resultado das eleições, divulgado no último domingo (30), e não parabenizou o adversário pela vitória. O petista obteve 60.345.999 dos votos (50,9%), contra 58.206.354 do candidato à reeleição, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

O único membro do governo que se manifestou foi o vice-presidente e senador eleito pelo Rio Grande do Sul Hamilton Mourão (Republicanos-RS). Por meio de mensagem, Mourão parabenizou o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin pela vitória.

Publicidade

A senadora eleita pelo Distrito Federal e ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos Damares Alves (Republicanos-DF) informou à reportagem que ainda não se encontrou com Bolsonaro, mas que mandou uma mensagem ao ex-chefe. "Disse que o amo, que o admiro e que o respeito", contou.

Questionada sobre sua eventual contestação do pleito, Damares foi categórica ao responder que não há. "O presidente já tinha dito, inclusive, em entrevistas, que aceitaria o resultado das urnas, seja ele qual fosse", afirmou a senadora eleita.

Publicidade

O líder do governo na Câmara, o deputado federal Ricardo Barros (PP-PR), esteve no Palácio do Planalto mais cedo. O parlamentar evitou responder se Bolsonaro contestará o resultado. "Aguardemos", limitou-se a dizer.

Já o deputado federal Evair de Melo (PP-ES) relatou ter conversado informalmente com o presidente após o resultado da eleição. Bolsonaro estaria, segundo o parlamentar, “estudando, ouvindo, conversando com fontes diversas”, mas que não tinha batido o martelo sobre que posição tomar.

Publicidade

Independentemente de qual será a atitude de Bolsonaro, o parlamentar reafirmou sua lealdade ao presidente e disse que fará oposição ferrenha a Lula na Câmara dos Deputados. Melo lembra que a nova legislatura do Congresso Nacional conta com políticos mais ligados à direita do que à esquerda.

Manifestação do filho

Flávio Bolsonaro, senador (PL-RJ) e filho do presidente Jair Bolsonaro
Flávio Bolsonaro, senador (PL-RJ) e filho do presidente Jair Bolsonaro Flávio Bolsonaro, senador (PL-RJ) e filho do presidente Jair Bolsonaro

Nesta segunda (31), o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do presidente e um dos coordenadores da campanha à reeleição, usou as redes sociais para agradecer aos eleitores que votaram no atual chefe do Executivo.

“Obrigado a cada um que nós ajudou a resgatar o patriotismo, que orou, rezou, foi para as ruas, deu seu suor pelo país que está dando certo e deu a Bolsonaro a maior votação da sua vida! Vamos erguer a cabeça e não vamos desistir do nosso Brasil! Deus no comando”, escreveu Flávio.

Aliado de Bolsonaro, o deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), que também não conversou com Bolsonaro, disse entender que o cenário é "complexo e difícil" e defendeu a anulação das eleições.

Leia também

"O que deveria ser feito é a anulação do pleito que, sem dúvidas, está viciado e foi corrompido. Há 26 anos que violam o princípio constitucional da contagem pública de votos, princípio da publicidade", afirmou Silveira ao R7.

"Esta quebra de princípios gera a quebra de paciência, gera a revolta coletiva, gera a insegurança jurídica e crises institucionais. Já estamos há tempos a mercê de uma metástase sistêmica do Poder Judiciário, que nada de braçadas na falta de atenção e conhecimento do povo", acrescentou o parlamentar, que teve o pedido de candidatua negado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, em 6 de setembro.

O dia de Bolsonaro

Bolsonaro iniciou o dia seguinte à eleição com reuniões no Palácio da Alvorada. Ele se encontrou com o vice na chapa derrotada, o general Braga Netto, e com o filho Flávio. Na sequência, foi ao Palácio do Planalto, no qual se reuniu com ministros e aliados. À tarde, retornou à residência oficial da Presidência e não falou com a imprensa.

Um assessor do presidente da República informou que não há previsão de Bolsonaro falar com a imprensa nesta segunda-feira. A expectativa é que o presidente faça uma declaração de fato nesta terça-feira (1°).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.