Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governo argentino acusa Nisman de "desvio" e o chama de "sem-vergonha"

Promotor teria ficado com metade do salário destinado ao seu funcionário de informática

Internacional|

O chefe de Gabinete argentino, Aníbal Fernández, chamou nesta quarta-feira (18) de "sem-vergonha" o promotor Alberto Nisman, quando se cumprem dois meses de sua morte em circunstâncias ainda não esclarecidas, e o acusou de "desvio de fundos públicos".

"Os fundos para esclarecer o atentado contra a Amia eram enviados para Nisman. Se ele o usava para sair com 'minas' (mulheres) e pagar 'ñoquis' (funcionários públicos que não trabalham), então ele zombou durante todo este tempo de 85 vítimas e mais de 300 feridos", disse hoje Fernández para a imprensa antes de entrar na Casa Rosada.

Segundo o jornal Página 12, Nisman ficava com metade do salário mensal de seu funcionário Diego Lagomarsino, técnico em informático e único acusado até agora na investigação sobre sua morte.

Argentina aprova lei para remodelar serviço de inteligência após morte de promotor

Publicidade

Nisman foi vítima de crime passional, diz senador argentino

Lagomarsino entregou a Nisman a arma que tirou sua vida e compartilhava uma conta com o promotor e vários de seus familiares nos Estados Unidos.

Publicidade

O advogado de Lagomarsino sustenta, em um informe que apresentará hoje para o Ministério Público, que o técnico recebia 41 mil pesos mensais (US$ 4.850) e depositava 20 mil pesos (US$ 2.350 dólares) em uma conta de Nisman, de acordo com informação antecipada pelo jornal. Para o chefe de Gabinete argentino, Nisman atuou como "um sem-vergonha como poucas vezes se viu neste país".

"Lagomarsino diz que dos 40 mil pesos que recebia, 20 mil eram depositados na conta bancária. Por ora, o que está ocorrendo é desvio de fundos públicos e aqui também há suborno", sustentou Fernández.

Publicidade

"É difícil acreditar que este homem, estando de férias, iria para a casa de quem roubava metade do salário para lhe dar uma arma para que se cuidasse", acrescentou.

Nisman, promotor especial encarregado da investigação sobre o atentado terrorista contra a instituição judaica Amia, em 1994, foi encontrado morto em 18 de janeiro com um tiro na cabeça no banheiro de seu apartamento.

A investigação oficial não obteve provas conclusivas sobre as causas da morte, enquanto a denúncia constituída pela família, e liderada por sua ex-mulher, a juíza Sandra Arroyo Salgado, sustenta que Nisman foi assassinado. Alberto Nisman morreu quatro dias após denunciar a presidente argentina, Cristina Kirchner, por encobrir os suspeitos iranianos do atentado contra a Amia. 

Espião é desafiado a provar que governo sabia de escutas usadas por Nisman

Cristina Kirchner é indiciada por substituto de Alberto Nisman

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.