Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Cristina Kirchner é indiciada por substituto de Alberto Nisman

O chanceler Héctor Timerman e outros colaboradores da mandatária também foram indiciados

Internacional|Da Ansa

Alberto Nisman foi encontrado morto em janeiro deste ano
Alberto Nisman foi encontrado morto em janeiro deste ano

O promotor Gerardo Pollicita, que substituiu Alberto Nisman, morto no mês passado, acusou formalmente a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, por supostamente ter acobertado suspeitos iranianos de realizar o ataque a um centro judaico em Buenos Aires em 1994.

Ele também indiciou o chanceler, Héctor Timerman, assim como outros colaboradores da mandatária. Pollicita fez a acusação após analisar um documento de mais de 300 páginas deixado pelo antecessor. A presidente havia sido denunciada por Nisman poucos dias antes de sua morte.

O secretário-geral da Presidência, Aníbal Fernández, disse que esta se trata de uma "manobra de desestabilização democrática" e que a acusação "não tem nenhum valor ou importância" em termos judiciais.

Governo argentino apresenta documentos para rebater denúnciade Nisman


Novo exame não encontra rastros de pólvora nas mãos de Alberto Nisman

Histórico


Nisman era o principal condutor de uma investigação sobre o atentado contra a AMIA (Associação Mutual Israelita Argentina), que deixou 85 mortos e mais de 300 feridos.

Antes de morrer, em circunstâncias ainda não esclarecidas, ele havia acusado Cristina de "decidir, negociar e organizar um plano de impunidade e acobertar os foragidos iranianos acusados pela explosão, com o objetivo de fabricar a inocência do Irã".

De acordo com o magistrado, a manobra teve início cerca de dois anos antes da assinatura do Memorando de Entendimento com Teerã, em 2013, e contou a participação de outros políticos. Nisman disse que as instruções partiram da própria presidente e que os motivos eram comerciais, como intercâmbio de petróleo e grãos.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.