Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Justiça decide a favor de Cristina Kirchner em ação contra Google

Vice-presidente argentina move um processo, desde agosto de 2020, acusando a bigtech de ligar seu nome a termos maliciosos 

Internacional|Da EFE

Processo vem sendo movido desde agosto de 2020
Processo vem sendo movido desde agosto de 2020 Processo vem sendo movido desde agosto de 2020

A Justiça da Argentina rejeitou um "recurso extraordinário" do Google e decidiu a favor da ex-presidente e atual vice-presidente do país, Cristina Kirchner, que entrou com uma ação judicial contra a empresa americana por figurar sua busca como "Ladra da Nação Argentina".

De acordo com uma decisão divulgada nesta sexta-feira (19), o Supremo Tribunal de Justiça argentino não respondeu ao recurso da gigante da tecnologia, uma vez que não foi dirigido "contra uma sentença final ou comparável a esta".

"Por isso, a apresentação é rejeitada. Declara-se perdido o depósito", concluiu o escrito de resolução judicial, assinado em conjunto pelos cinco membros da mais alta instância do país.

Em agosto do ano passado, a vice-presidente argentina deu início a uma ação judicial contra o Google por ter permitido que aparecesse "no painel de conhecimento da ferramenta de busca" a expressão "Ladra da Nação Argentina" de forma maliciosa e difamatória.

Publicidade

A apresentação, feita perante o Tribunal Federal Cível e Comercial, solicitou a realização de "perícia urgente em TI" contra a empresa americana, como "prova antecipada".

Leia mais: Rússia fecha parceria para produzir 200 milhões de doses da Sputnik V

Publicidade

Os advogados da ex-presidente solicitaram que fossem habilitados todos os meios necessários para "baixar e armazenar" todos os dados associados ao nome da sua cliente desde 17 de maio de 2020, data em que a expressão do conhecido motor de busca transcendeu.

Pediram também que fosse detalhado "com clareza e precisão" como aquela publicação foi gerada, por quanto tempo esteve ativa, o número de visualizações que teve e quais ações a empresa realizou em relação às interações.

Publicidade

"Quando mentiras e difamações são disparadas a partir de plataformas massivas, sua circulação não tem limites, não pode ser interrompida e os danos que causam aos difamados parecem incalculáveis", escreveu a vice-presidente, na ocasião, em seu perfil no Twitter.

Leia também

Por sua vez, o Google negou qualquer responsabilidade por esses fatos e negou que seus servidores pudessem ser acessados, considerando que isso violaria o segredo comercial, pelo que recorreu à Justiça.

No entanto, a Segunda Câmara do Tribunal Nacional de Apelações Civis não concordou com o recurso do Google, motivo que levou a empresa americana a apresentar seu pedido ao Supremo Tribunal de Justiça.

Com a rejeição deste recurso pelo mais alto tribunal do país, a empresa de tecnologia terá que manter todos os dados de Cristina Kirchner e permitir a entrada em seus servidores para realizar a perícia informática.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.