Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Justiça obriga Vale a provar segurança em 6 barragens de MG

Decisão da Comarca de Itabira (a 108 km de Belo Horizonte) determina, ainda, que mineradora elabore plano de segurança para as estruturas

Minas Gerais|Lucas Pavanelli, do R7

As duas minas de Itabira compreendem seis barragens de rejeitos
As duas minas de Itabira compreendem seis barragens de rejeitos As duas minas de Itabira compreendem seis barragens de rejeitos

A Justiça em Itabira (cidade localizada a 108 km de Belo Horizonte) determinou que a Vale comprove a segurança das minas de Conceição e do Meio e que acione o plano de ações emergenciais, caso a população e o meio ambiente estejam ameaçados. 

A decisão foi assinada pela juíza Cibele Mourão Barroso de Figueiredo Oliveira. Ao todo, os dois complexos minerários compreendem seis barragens: Conceição, Iatabiruçu e Rio do Peixe ficam na mina da Conceição, e Cambucal I e II e Três Fontes fazem parte do complexo da mina do Meio.

A Justiça deu prazo de até 10 dias para que a Vale apresente aos órgãos competentes, um plano de ação para garantir a estabilidade e segurança dos dois complexos, adote as providências recomendadas pelas autoridades e produza, em até 15 dias, um plano de segurança para as seis barragens dos empreendimentos. 

Veja: Sirene de barragem toca por engano pela segunda vez em Minas Gerais

Publicidade

Caso a decisão não seja cumprida, a mineradora pode ter que pagar multa diária de R$ 1 milhão.

Leia também

Ação

A determinação atende a um pedido do MPMG (Ministério Público de Minas Gerais). Em ação civil pública, o órgão argumentou que o rompimento da barragem 1 em Brumadinho colocou em dúvida a credibilidade dos laudos técnicos fornecidos pela Vale e que a medida seria necessária para identificar a real situação das estruturas na região. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.