Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Sirene de barragem toca por engano pela segunda vez em Minas Gerais

Aviso tirou o sossego dos moradores de Itabira, a 107 km de BH; famílias fugiram para pontos de salvamento, determinados pela mineradora

Minas Gerais|Matheus Renato Oliveira, do R7*, com Virgínia Nalon, da Record TV Minas

Moradores da cidade ficaram assustados
Moradores da cidade ficaram assustados

A Vale tocou por engano, pela segunda vez, o sinal de alerta de risco em uma de suas barragens em Minas Gerais. Desta vez, a ocorrência foi em Itabira, a 107 km de Belo Horizonte, na noite desta quarta-feira (27). O outro alerta equivocado aconteceu em São Gonçalo do Rio Abaixo, a 87 quilômetros da capital mineira, no dia 22 de março.

De acordo com moradores, a sirene pôde ser ouvida em vários pontos. Muita gente fugiu para os locais de encontro de salvamento, determinados pela Vale. Famílias saíram de suas casas com a roupa do corpo e com crianças no colo.

Veja também: Mais três barragens da Vale têm nível de alerta elevado em MG

Os bombeiros estiveram nas ruas do município e confirmaram que tudo não passou de um engano da Vale. A empresa informou que a sirene tocou porque houve uma pane no sistema. Confira a nota completa enviada pela Vale:


“A Vale informa na noite desta quarta-feira (27/03), foi disparado um sistema de alerta em Itabira.

O acionamento em Itabira foi um desacerto técnico. Portanto, não há situação de emergência nessa localidade e nem necessidade de que as comunidades da região sejam evacuadas.


Assim que a situação foi identificada, a correção foi imediatamente feita pela área técnica.

A Vale reitera que não houve alteração no nível de segurança das barragens de Itabira e que os moradores da cidade podem manter a tranquilidade.”

* Estagiário do R7, sob supervisão de Pablo Nascimento

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.