Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Uberlândia (MG) determina que servidores idosos voltem às escolas

Retorno às aulas presenciais será na segunda (8);  profissionais com comorbidade devem esperar parecer da prefeitura já trabalhando

Minas Gerais|Flavia Martins y Miguel, do R7

Decreto do Prefeito Odelmo Leão (PP) engloba todos os servidores municipais
Decreto do Prefeito Odelmo Leão (PP) engloba todos os servidores municipais Decreto do Prefeito Odelmo Leão (PP) engloba todos os servidores municipais (Divulgação / Prefeitura de Uberlândia)

Servidores da educação municipal da Prefeitura de Uberlândia, a 530 km de BH, incluindo educadores idosos e gestantes, voltaram ao trabalho presencial, nesta quarta-feira (3). O retorno foi determinado pelo decreto 18.908 do prefeito Odelmo Leão (PP), publicado em dezembro, suspendendo o trabalho remoto durante a pandemia da covid-19. A administração também decidiu pelo retorno das aulas presenciais, na próxima segunda-Feira (8).

Leia: Em 24h, MG confirma 10.052 casos de covid-19 e bate novo recorde

A medida, além de desconsiderar idosos como grupo de risco, recomenda que os profissionais que apresentavam comorbidades mandem por e-email um laudo médico que deverá passar por análise da medicina do trabalho. Até a resposta, todos devem se apresentar à função presencialmente.

A decisão acontece na contramão da orientação da prefeitura que, na mesma quarta-feira, optou pelo restrição do comércio, bares e restaurantes em consequência do aumento de casos infecção pelo coronavírus. O município de Uberlândia, segundo o boletim do Governo de Minas, desta quinta-feira (4), tem 56.037 casos de covid, 831 mortos e 7.616 vacinados. Mais de 70% dos óbitos por covid em Minas acontecem a partir dos 60 anos.

Publicidade

A reportagem do R7 conversou com educadores municipais com idades acima de 60 anos, que preferiram não se identificar e já estão trabalhando nas escolas. Os profissionais estão se preparando, nesta semana, para receber os alunos na próxima segunda-feira e temem pela exposição ao vírus. Eles afirmam que não há infraestrutura nas instituições e nem espaço para conter o distanciamento mínimo entre os estudantes.

Medida judicial

Publicidade

A Defensoria Pública, por meio do defensor do Núcleo de Saúde, Fernando Villefort, enviou na última terça-feira (2), uma recomendação para que a administração municipal adie o retorno às aulas e, assim garantir a segurança de professores e alunos durante o aumento dos casos na cidade.

Veja: Com 25% da população de BH, Uberlândia supera casos de covid-19

Publicidade

Segundo Villefort, a atitude da prefeitura vai de encontro à orientação do MEC (Ministério da Educação) e de órgãos da saúde que recomendam o ensino remoto durante o crescimento dos números de infecção.

— Caso não tenhamos resposta até hoje [quinta-feira], vamos entrar com uma medida judicial para um pedido de adiamento. Seja até que o quadro atual diminua, no que se refere aos casos de covid ou até uma vacinação desse grupo de pessoas.

Resposta

Por meio de nota, a Prefeitura de Uberlândia informou que, "pelo decreto 18.908, os servidores aptos a trabalhar, em todas as áreas da administração municipal, devem cumprir sua jornada de trabalho". A resposta ainda reforça que, caso o servidor "apresente comorbidades que impliquem no risco de complicações relacionadas à covid-19, a medicina do trabalho do município faz uma análise e homologa o seu afastamento, seguindo a legislação vigente. O município ressalta que, em todas as repartições municipais, estão sendo adotadas inúmeras medidas de biossegurança para garantir a saúde de seus servidores."

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.